Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Modernismo e Vanguardas ( DTA13857 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Problematizar os impasses e discutir as alternativas para o discurso histórico da arte na modernidade, diante da requisição da autonomia do fazer artístico. - Identificar e problematizar as teorias e as metodologias históricas no contexto da crise da representação. - Discutir as relações entre a prática, a história e a crítica de arte nesse contexto.

Ementa
Vertentes artísticas do século XX: do Fauvismo ao Expressionismo Abstrato

Bibliografia
ARGAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Cia das Letras, 2010. CHIPP, H.B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. STANGOS, N. Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991

Bibliografia Complementar
BARR, A. H. Introdução à pintura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. BURGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2012 CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: o engenheiro do tempo perdido. Rio de Janeiro:Perspectiva, 1997 DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. FERREIRA, Glória. COTRIM, Cecília (org.). Clemente Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Funarte Jorge Zahar, 1997. GOMBRICH, E. H. História da arte. Rio de Janeiro: Zahar. HARRISON, Charles. Modernismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007. LAMBERT, R. A arte do século XX. São Paulo: Círculo do Livro, 1981. ROSENBERG, Harold. A tradição do novo. São Paulo: Perspectiva, 1974. ________ Objeto ansioso. São Paulo: Cosac Naify, 2004. STEINBERG, Leo. Outros critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008. SYLVESTER, David. Sobre arte moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
Carregando...