Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
TEORIAS DA OPINIÃO PÚBLICA ( COS04839 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Compreender as referências teóricas que fundamentam o conceito de opinião pública;  2) Compreender os processos de constituição da opinião pública na sociedade contemporânea e seu desenvolvimento histórico, mediante as correlações existentes entre a formação da opinião pública e o campo da comunicação;  3) Situar-se na crise das formas tradicionais de opinião pública sob o domínio do digital e das redes. 

Ementa
Opinião pública: raízes históricas do conceito. Tipo de comportamento coletivo. Multidão e massa. Conceituação de público e de opinião pública. Natureza, formação e conteúdo da opinião pública. Pesquisa de opinião pública.

Bibliografia
BOBBIO, Norberto et al. (orgs). Opinião Pública. In: Dicionário de Política. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1993. CHAMPAGNE, Patrick. Formar a opinião. O novo jogo político. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. FIGUEIREDO, Rubens e CERVELLINI, Silvia. O que é opinião pública. São Paulo: Brasiliense, 1996. GOMES, Wilson; MAIA, Rousiley. Comunicação e democracia. Problemas e perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.

Bibliografia Complementar
HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2003. KLEIN, Naomi. Sem Logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002. LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MAIA, Rousiley. Mídia e deliberação. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. McCOMBS, Maxwell. A teoria da agenda. A mídia e a opinião pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 
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