Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Locução e Apresentação em Rádio e TV ( CSO16091 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Geral: Apresentar as diversas técnicas e ferramentas de comunicação não-verbal: voz, fala e corpo. Específicos: 1) Aplicar as técnicas e ferramentas apresentadas na produção de produto jornalístico concreto. 2) Distribuir o produto jornalístico para a comunidade interna e/ou externa.

Ementa
A comunicação não-verbal. Voz. Saúde vocal. Fala: parâmetros de qualidade. Exercícios de aquecimento e locução. Recursos vocais. Voz, fala e emoção. Recursos corporais: cabeça, mãos, olhos e sobrancelhas. Voz, fala e corpo na produção de sentidos na comunicação. Exercícios de apresentação e locução em rádio e televisão, preferencialmente, para a efetiva produção de um, ou mais, produtos jornalísticos concretos em rádio ou televisão. Disciplina de caráter extensionista com a distribuição do produto jornalístico para a comunidade interna e/ou externa.

Bibliografia
CÉSAR, Cyro. Como falar no rádio : prática de locução AM-FM. 9a. ed. rev. e ampl. São Paulo: IBRASA, 2002. KYRILLOS, Leny; COTES, Cláudia; FEIJÓ, Deborah. Voz e corpo na TV : a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003. WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala : a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 67a. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Bibliografia Complementar
AQUINO, Agda Patrícia Pontes de. Casal Nacional : significações do corpo e do figurino no Telejornalismo. Natal, 2011. Dissertação de mestrado em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. BARA, Gilze Freitas. Apresentadores de telejornais e os vínculos tecidos com o público : os olhares da recepção antes e após a troca de apresentadora no Jornal Nacional. Bauru, 2013. Trabalho apresentado na DT 01 – Jornalismo do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. ______. Para além do “boa noite” : os apresentadores de telejornais e o processo de identificação com o público. Juiz de Fora: 2012. Dissertação de mestrado em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. BARBEIRO, Heródoto. Manual de telejornalismo . Rio de Janeiro: Campus, 2002. YORKE, Ivor. Jornalismo diante das câmeras . São Paulo: Summus, 1998.
Carregando...