Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pós-Produção Fotográfica ( CSO16090 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Geral: Capacitar o aluno para lidar com dinâmica de pós-produção de imagens dentro da rotina jornalística. Específicos: 1) Produzir material prático que permita iniciar e aperfeiçoar o aluno na utilização das ferramentas e equipamento de pós-produção fotográfica; 2) Permitir formação crítica sobre o atual momento da fotografia diante das novas tecnologias: questões éticas e técnicas.

Ementa
Edição de imagens como estratégia na mensagem fotográfica e publicitaria. Exercícios de prática fotográfica. Processos de manipulação e tratamento de imagens. Fluxo de imagens: organização e catalogação. Montagem de portfólio. Disciplina de caráter extensionista com a distribuição do produto jornalístico para a comunidade interna e/ou externa.

Bibliografia
BERGER, John. Modos de ver. 7a. ed. -. Barcelona: G. Gili, 2002. BUSSELLE, Michael. Tudo sobre fotografia. 8a. ed. São Paulo: Pioneira, 1998. FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. FATORELLI, Antonio (Coord.). Fotografia e novas mídias. Rio de Janeiro: Contracapa, 2008. HEDGECOE, John. O novo manual de fotografia: [guia completo para todos os formatos]. 3a. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2006. KELBY, Scott. Fotografia digital na prática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 3a. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2010. PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 4a. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.

Bibliografia Complementar
FOLTS, James A.; LOVELL, Ronald P.; FRED JR, C. Manual de Fotografia. revisão técnica Denise Camargo. São Paulo: Thomson Learning, 2007. LEITE, Miriam Moreira. Desafios da imagem. São Paulo: Papirus, 1998. SENAC. DN. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2002. MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Contra Capa: Rios Ambiciosos, 2001. MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja Fonsêca. Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004. PARENTE, André (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010. SPITZING, Gunter. Criatividade em fotografia. São Paulo: Ediouro, 1985.
Carregando...