Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Marketing Político ( CSO16082 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Estudar a política contemporânea, analisando suas práticas e refletindo sobre suas conexões com o marketing.  Específico: Constituir saber acerca das ferramentas e competências do marketing, identificando oportunidades de atuação de comunicadores nos processos atinentes à vida política atual.

Ementa
Marketing. Política. Opinião. Estratégia. Marketing político: identidade, posicionamento, imagem. Marketing eleitoral: campanhas, pesquisas, debates.Marketing. Política. Opinião. Estratégia. Marketing político: identidade, posicionamento, imagem. Marketing eleitoral: campanhas, pesquisas, debates.

Bibliografia
ALMEIDA, Carlos Alberto. A cabeça do eleitor . Rio de Janeiro: Record, 2008. DANTAS, Edmundo Brandão. Marketing político – técnicas e gestão no contexto. São Paulo: Atlas, 2010. KUNTZ, Ronald A. Marketing político – manual de campanha eleitoral. São Paulo: Global Editora, 2006.

Bibliografia Complementar
QUEIROZ, Adolfo. Na arena do marketing político . São Paulo: Summus, 2006. ALMEIDA, Carlos Alberto. A cabeça do brasileiro . Rio de Janeiro: Record, 2007. BOSE, Parta. Alexandre, o Grande – Arte da estratégia. São Paulo: Best Seller, 2006. KOTLER, Philip et al. Marketing 3.0 . Rio de Janeiro: Campus, 2010. MATHEUS, Carlos. As opiniões se movem nas sombras . São Paulo: Atlas, 2011.
Carregando...