Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Crítica de Mídia ( CSO16077 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Principal: Promover a reflexão e a análise de produtos midiáticos contemporâneos, a partir de conceitos e referenciais teóricos do campo da Comunicação, além de apresentar as atuais ferramentas de monitoramento de mídia. Específico: 1) Apresentar os principais autores e conceitos no campo da crítica de mídia; 2) Conhecer as iniciativas de crítica e monitoramento de conteúdos midiáticos existentes na atualidade e 3) A partir desses conceitos e ferramentas, analisar produtos e/ou coberturas midiáticas específicas.

Ementa
Mídia e direito à comunicação. Mídia e opinião pública. O papel do Jornalismo e da Publicidade na produção de estereótipos e representações sociais. Observatórios de Imprensa/ Media Watching. Leitura crítica da mídia e produção de sentidos. Crítica interna: ombudsman e ouvidoria.

Bibliografia
BERTRAND, Claude-Jean. A deontologia das mídias: Bauru: Edirc, 1999. CHOMSKY, Noam. Mídia: propaganda política e manipulação. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, 2013. CHRISTOFOLETTI, Rogério (org.). Vitrine e vidraça: crítica de mídia e qualidade no jornalismo. Covilhã-Portugal: LabCom, 2010. (Estudos de Comunicação). Disponível em: www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20101103-christofoletti_vitrine_2010.pdf.

Bibliografia Complementar
BERTRAND, Claude-Jean. O arsenal da democracia: sistemas de responsabilização da mídia. Bauru: Edusc, 2002. BRAGA, José Luís. A sociedade enfrenta a sua mídia: dispositivos sociais de crítica de mídia. São Paulo: Paulus, 2006. CHOMSKY, Noam. Controle da mídia: os espetaculares feitos da propaganda. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 2003. CHRISTOFOLETTI, Rogério. Monitores de mídia: como o jornalismo catarinense percebe seus deslizes éticos. Florianópolis-Itajaí-SC: Ed.Univali / Ed. UFSC, 2003. MARQUES DE MELO, José; GOBBI, Maria Cristina.; SATHLER, L. Mídia cidadã. São Bernardo do Campo: Umesp, 2006. MCQUAIL, Denis. Atuação da mídia: comunicação de massa e interesse público. Porto Alegre: Penso-Artmed, 2011. REBOUÇAS, Edgard; CUNHA, Patrícia. Observatórios de mídia como instrumentos para (da) democracia. RECIIS. Rio de Janeiro, v.4, n.4, p.85-93, Nov., 2010. Disponível em https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/650/1298
Carregando...