Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ASSESSORIA DE IMPRENSA ( COS04830 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
1

Objetivos
1) Discutir conceitos e aplicar práticas da Assessoria de Imprensa, a partir de reflexão acerca do paradigma sociocultural e econômico que lhe confere posição de destaque no campo comunicacional contemporâneo. 2) Dominar conhecimento técnico e estratégico sobre o ferramental da prática da Assessoria de Imprensa, assim como das interfaces com outras áreas e atribuições da Comunicação Organizacional.

Ementa
Assessoria de Imprensa: a dimensão histórica e teórica. Assessoria de Imprensa (AI) e políticas de comunicação. Modalidades de assessoria de imprensa. A organização de um plano de assessoria de imprensa. Avaliação da eficácia do trabalho de assessoria de imprensa. A assessoria de imprensa como mercado de trabalho. Avaliação da experiência brasileira de assessoria de imprensa. Produtos de assessoria de imprensa. Assessoria política, marketing e comunicações: conceitos, limites e posições. Análise de cenários. Publicações voltadas para público interno nas organizações.

Bibliografia
D’ANCONA, Matthew. Pós-Verdade. São Paulo: Faro Editorial, 2018. DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 2011. MARTINUZZO, José Antonio. Seis questões fundamentais da assessoria de imprensa estratégica em rede. Rio de Janeiro: Mauad, 2013.

Bibliografia Complementar
ASSAD, Nancy Alberto, PASSADORI, Reinaldo. Media Traning – como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade. São Paulo: Gente, 2009. BARBERO, Heródoto. Mídia training – como usar a imprensa a seu favor. São Paulo: Saraiva, 2008. FENAJ. Manual dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa. Brasília, 2001. MAFEI, Maristela. Assessoria de Imprensa – como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2004. MARTINUZZO, José Antonio. Os Públicos Justificam os Meios – Mídias customizadas e comunicação organizacional na economia da atenção. São Paulo: Summus, 2014. ________. Seis questões fundamentais da comunicação organizacional estratégica em rede. Rio de Janeiro: Mauad, 2013. RIBEIRO, Vasco. Assessores de imprensa e jornalistas. Porto, Portugal: Afrontamento, 2016.
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