Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ( COS04832 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Estudar a importância da comunicação e seus processos como constituintes da sociabilidade contemporânea, com foco na gestão de imagem institucional de organizações diversas. 2) Específico: Entendendo a lógica que engendra a contemporaneidade, com destaque para a comunicação, constituir saber teórico-técnico para planejar e executar políticas de comunicação organizacional em instituições públicas, privadas e não-governamentais, considerando seus ambientes interno e externo.

Ementa
Processos e estruturas de comunicação nas organizações. Rotinas de produção e gestão da comunicação. Articulação dos processos de comunicação com as demais iniciativas e políticas da organização. Concepção de projetos e produtos de comunicação. Avaliação da eficácia da ação comunicativa nas organizações. Experiências relevantes em diversos tipos de organização.

Bibliografia
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. MARTINUZZO, José Antonio. Os Públicos Justificam os Meios.  Mídias customizadas e comunicação organizacional na economia da atenção. São Paulo: Summus, 2014. ___________. Seis Questões Fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica em Rede. Rio de Janeiro: Mauad, 2013. WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Bibliografia Complementar
CASTELLS, Manuel. O Poder da Comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2015. D’ANCONA, Matthew. Pós-Verdade. São Paulo: Faro Editorial, 2018. DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2013. DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 2011. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2015. FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. JENKINS, Henry. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014. KAWASAKI, Gui & FITZPATRICK. A Arte das Redes Sociais. Rio de Janeiro: Best Business, 2017. LEBRUN, Jean-Pierre. O mal-estar na subjetivação. Porto Alegre: CMC, 2010. MARTINUZZO, José Antonio. Seis questões fundamentais da assessoria de imprensa estratégica em rede . Rio de Janeiro: Mauad, 2013. MORAES, Dênis de. Mutações do Visível. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010. ORIGGI, Gloria. Reputation : What it is and why it matters. New Jersey: Princeton University Press, 2018. REED, Jon. Marketing Online . São Paulo: Lafonte, 2012. SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.
Carregando...