Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teorias da Comunicação 2 ( CSO16053 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Definir os conceitos de comunicação e compreender o processo comunicacional em suas várias vertentes.  Específicos: 1) Reconhecer as diversas teorias e suas especificidades. 2) Contextualizar as concepções de comunicação na contemporaneidade. 3) Proporcionar ao aluno a utilização das Teorias da Comunicação na análise crítica dos fenômenos midiáticos.

Ementa
Panorama das diversas correntes teóricas da Comunicação contemporâneas. As teorias latino-americanas. Os principais estudos brasileiros. Identidade, diversidade, relações étnico-raciais e mediações culturais nos estudos da Comunicação. Mídia e representação do transtorno do espectro autista. 

Bibliografia
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Leitores, espectadores e internautas . São Paulo: Iluminuras, 2008. FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo . São Paulo: Studio Nobel, 1995. GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera (orgs.). Na mídia, na rua : narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. MARTIN-BARBERO, Jesus. Ofício de Cartógrafo . Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Loyola, 2004.

Bibliografia Complementar
CANCLINI, Nestor G. Consumidores e Cidadãos : conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. HALL, Stuart. Da diáspora : identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. LIMA, Venício. Mídia : crise política e poder no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006. SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura . Petrópolis: Vozes, 1997. SOUZA, Mauro Wilton de (org.). Sujeito : o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.
Carregando...