Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( ECH14179 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os componentes do processo ensino e de aprendizagem e aplicar o planejamento, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação em didática.

Ementa
Educação: concepções atuais. Componentes do processo de ensino e de aprendizagem: planejamento, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação. Relação professor-aluno.

Bibliografia
1. Marli E. D. A. de André e Maria Rita N. S. Oliveira (orgs). Alternativas do ensino de Didática, Campinas: Papirus, 1997. 2. José Carlos Libâneo, Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos , São Paulo: Loyola, 1993. 3. Marcos Masseto. Didática: o aluno como centro , São Paulo: FTD, 1997.

Bibliografia Complementar
1. Celso dos S . Vasconcellos, Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1995. 2. BIGGE, M. Teorias da aprendizagem para professores . São Paulo: M. G. Editores Associados, 1977. 3. ELKIND, D. Desenvolvimento e Educação da Criança : aplicação em sala de aula. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. 4. MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo . Petrópolis: Vozes, 1986. 5.SILVA, Marilda.  Como se ensina e como se aprende a ser professor:  a evidência do habitus professoral e da natureza prática da didática.Bauru, SP: EDUSC, 2003.
Carregando...