Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Profissional: enfermagem ( DCS14169 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer a profissionalização da enfermagem. Compreender a relação educação e enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais.

Ementa
Movimentos históricos da educação na saúde. A profissionalização da enfermagem e os movimentos educacionais. Legislações da educação do ensino superior em saúde e na enfermagem. Transformação da educação profissional em enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais.

Bibliografia
1. ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2002. 2. REIBNITZ, K S. Inovação e educação em enfermagem . Florianópolis : Cidade Futura, 2006. 240p. 3. SAUPE, R, Educação em enfermagem: da realidade construída à possibilidade em construção . Florianópolis : Ed. Da UFSC, 1998.

Bibliografia Complementar
1. MORIN, E. Por uma reforma do pensamento. In: VEJA-PENA, A.; NESCIMENTO, E. P. (eds). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise moderna. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. P. 21-34. 2. MARTINS,C.M (ORG). Educação em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz. 2007. 3. MISUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E. P. U. 1986. 4. BIGGE, M. Teorias da aprendizagem para professores. S.Paulo: M. G. Editores Associados, 1977. 5. LEITE, Maria Madalena Januario; PRADO, Cláudia; PERES, Heloisa Helena Ciqueto.  Educação em saúde:  desafios para uma prática inovadora.São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2010.
Carregando...