Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa em Ensino de Física ( DCN14686 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
6

Objetivos
O Principal objetivo da disciplina é o estudo do papel das atividades experimentais e computacionais no processo de ensino e aprendizagem em Física.

Ementa
O Papel das atividades experimentais e computacionais no processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Física: Planejamento, estratégias e implementação. Pesquisa em ensino de física: bases teóricas e epistemológicas. Pesquisa e prática em ensino de física: Ambientes virtuais em espaços formais, não formais e informais.

Bibliografia
▪ SASSERON, L. H.; SOUZA, V. F. M.; OLIVEIRA, M. P. P. de. Alfabetização Científica na Prática: Inovando a  Forma de Ensinar Física. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. ▪ GARCIA, N. M. D.; HIGA, I.; ZIMMERMANN, E.; SILVA, S. C.; MARTINS, A. F. P. (Organizadores). A Pesquisa em Ensino de Física e a Sala de Aula: Articulações Necessárias. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. ▪ GASPAR, A. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Uma Nova Visão Baseada na Teoria de Vigotski. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

Bibliografia Complementar
▪ PIETROCOLA, M. (organizador). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. ▪ CARVALHO. A. M. P. de; RICARDO, E. C.; SASSERON, L. H.; ABIB, M. L. V. dos S.; PIETROCOLO, M. Ensino de Física: Coleção Ideias em Ação. São Paulo: Editora Cengage, 2012. ▪ JUNIOR. G. D. de C. Aula de Física Do Planejamento à Avaliação.  São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. ▪ MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino.  São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. ▪ NARDI, R. Pesquisas em Ensino de Física. 3a edição.  São Paulo: Editora Escrituras, 2004.
Carregando...