Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Política e Organização da Educação Básica ( ECH10144 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Analisar as políticas de educação básica no Brasil e no Espírito Santo, relacionando-as aos conceitos de Estado, política, sociedade e educação.   Específicos: Identificar a natureza, os objetivos e a estrutura do ensino nas modalidades da educação básica; compreender os aspectos financeiros que interferem na educação brasileira hoje; entender a especificidade do trabalho pedagógico a partir da análise do perfil profissional da profissão; expressar pontos de vista próprios e elaborar propostas alternativas para uma prática transformadora; compreender as tendências, os problemas e as propostas educacionais no âmbito do poder público.

Ementa
A  configuração  Histórica  do  Estado  Brasileiro.  A  função  social  da  educação  e  definição  da  política  educacional.  Estado  e  planejamento  educacional:  centralização/descentralização, público/privado,  e  quantidade/qualidade.  Organização,  financiamento,  gestão  e  avaliação  da  Educação Básica. Política de formação de professores no Brasil. Política Educacional no Estado  do Espírito Santo. Políticas públicas etnicorraciais. Diversidade e Gênero. Direitos Humanos.

Bibliografia
1.  AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. 2. BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 3. BRUNO, Lúcia. Gestão da educação: onde procurar o democrático?. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade, ROSAR, Mª de Fátima Felix (orgs.). Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 17-38. 4. BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1998.

Bibliografia Complementar
1. CARNOY, Martin & LEVIN, Henry M. Escola e trabalho no estado capitalista. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993. 2. CURY, Carlos Roberto Jamil. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. FERREIRA, Naura Syria Carapeto, AGUIAR, Márcia Angela da S. (orgs.). 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 43-60. 3. DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (orgs.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. 4. FERREIRA, N. S. C. & AGUIAR, M. A. da S. (orgs.) Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 3.ed. São paulo: Cortez, 2001. 5. FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a gestão da educação brasileira. In: Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Petrópolis – RJ: Vozes, 1997. p.46-63. 6. KUENZER, Acácia Zeneida. Política educacional e planejamento no Brasil: os descaminhos da transição. In: KUENZER, Acácia Zeneida; CALAZANS, Mª Julieta e GARCIA, Walter. Planejamento e Educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001, p. 55-88 (Coleção Questões de nossa época: v. 21). 7. OLIVEIRA, Romualdo Portela. O financiamento da educação. In: Gestão, financiamento e direito à educação. São Paulo: Xamã, 2001. p. 89-125. 8.  PERONI, Vera. Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
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