Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminários da matemática de diferentes povos ( DMA16418 )
Unidade:
Departamento de Matemática Aplicada
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentar e desenvolver a cultura matemática originária dos povos africanos e indígenas, em parceria com representações da comunidade. Dar protagonismo ao aluno na agenda, organização e execução de apresentações à comunidade externa à UFES, destacando temas que abordem resultados e potencialidades dos trabalhos desenvolvidos no curso de Matemática Industrial da UFES. Elaborar e apresentar relatórios da metodologia e instrumentos usados e os conhecimentos gerados de forma conclusiva.

Ementa
Desenvolvimento de atividades de extensão e de seminários associadas a tópicos de matemática de diferentes povos, tais como: Afro matemática, um pouco de história; Sistemas de numeração Maia, Inca e Asteca. Registros históricos da Matemática na África Central, O osso de Lebombo e osso de Ishango; A Matemática nos ritos Africanos; Oficina de Mancala; Oficina de Shisima; Oficina de Yoté e outros

Bibliografia
1) GERDES, Paulus. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010. 182 p. (Coleção tendências em educação matemática ; 19). ISBN 9788575264775 (broch.).  2) D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2015. 109 p. (Coleção tendências em educação matemática ; 1). ISBN 9788575270197 (broch.). 3) IMENES, Luiz Márcio. Os números na história da civilização. São Paulo: Scipione, 1989. 48p. (Vivendo a metematica) ISBN 852621490X (Broch.) 

Bibliografia Complementar
1) GERDES, Paulus. Desenhos da Africa. São Paulo: Scipione, 1990. 64p. (Vivendo a matemática). ISBN 8526216570 : (broch.).  2) BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a geometria fractal: para a sala de aula. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005. 156 p. (Tendências em educação matemática ; 6). ISBN 9788575260579 (broch.).  3) RICIERI, Aguinaldo Prandini. Fractais e caos: a matematica de hoje. São Paulo: Prandiano, 1990. 132p.  4) ROQUE, Tatiana. História da matemática : uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2012. 1 recurso online (511 p.)  5) GERDES, Paulus. Pitágoras Africano: Um estudo em cultura e educação matemática. 2011. ISBN: 978-1-4357-9397-2. 
Carregando...