Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminários de cultura matemática de diferentes povos ( DMA14829 )
Unidade:
Departamento de Matemática Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentar e desenvolver a cultura matemática originária dos povos africanos e indígenas, em parceria com representações da comunidade. Dar protagonismo ao aluno na agenda, organização e execução de apresentações à comunidade externa à UFES, destacando temas que abordem resultados e potencialidades dos trabalhos desenvolvidos no curso de Matemática Industrial da UFES. Elaborar e apresentar relatórios da metodologia e instrumentos usados e os conhecimentos gerados de forma conclusiva. 

Ementa
Desenvolvimento de atividades de extensão e de seminários associados a tópicos de geometria a partir da cultura africana, tais como: Fractais Africanos; A geometria euclidiana existente no trançado indígena. Um estudo etnomatemático das esteiras sagradas dos maias Palenque e a Geometria Sagrada. A geometria sona de Angola. 

Bibliografia
1) KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012. 108 p. (Coleção Tendências em educação matemática ; 25). ISBN 9788565381598 (broch.).  2) GERDES, Paulus. Desenhos da Africa. São Paulo: Scipione, 1990. 64p. (Vivendo a matemática). ISBN 8526216570 : (broch.).  3) BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a geometria fractal: para a sala de aula. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005. 156 p. (Tendências em educação matemática ; 6). ISBN 9788575260579 (broch.). 

Bibliografia Complementar
1) GERDES, Paulus. Geometria Sona de Angola. Volume 2. Explorações educacionais e matemáticas de desenhos africanos na areia. ISTEC. Belo horizonte. Boane. Moçambique. 2014.  2) GERDES, Paulus. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010. 182 p. (Coleção tendências em educação matemática ; 19). ISBN 9788575264775 (broch.).  3) D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2015. 109 p. (Coleção tendências em educação matemática ; 1). ISBN 9788575270197 (broch.).  4) RICIERI, Aguinaldo Prandini. Fractais e caos: a matemática de hoje. São Paulo: Prandiano, 1990. 132p.  5) ROQUE, Tatiana. História da matemática : uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2012. 1 recurso online (511 p.) Disponível em: <thhp://www.lectio.com.br/dashboard/midia/detalhe/1512> style="font-weight: normal;">.  style="font-size: 10pt;">6) FORDE, Gustavo Henrique Araújo. A presen ça africana no ensino de matemática: análises dialogadas entre história, etnocentrismo e educação. Dissertação de Mestrado, UFES, 2008 (pdf). 
Carregando...