Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Música I ( MUS10369 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Vivenciar propostas elaboradas por diversos autores que apontam a sensação física do movimento rítmico como elemento fundamental, utilizando como método a execução conjunta de exercícios em classe. 2) Desenvolver interiorização, dissociação e multiplicidade rítmica através de ações combinadas entre partes do corpo, a voz, instrumentos musicais e outras formas de produção de som. 3) Familiaridade com alternâncias e modulações métricas, com compassos assimétricos e mistos e com a polirritmia. 4) Aprimoramento da leitura musical. 5) Aplicação prática dos conteúdos abordados, através de atividades de criação e debate.

Ementa
Propostas de reflexão e aprofundamento em questões teóricas centradas no campo da música, definidas a cada semestre letivo.

Bibliografia
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002. PRINCE, Adamo. Método Prince: leitura e percepção, ritmo = The prince method : reading and ear-training, rhythm. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumiar Ed., 1993. PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: percepção rítmica. Vol. 1-2. w/CD. RJ: Lumiar, 2001.

Bibliografia Complementar
ADLER. Samuel. Sight-singing: pitch, interval, and rhythm. 2 ed. New York: Norton and Co., 1997.  HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2005. HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. 3 ed. SP: Ricordi, 1983. GRAMANI, J. E., GRAMANI, G. C. Rítmica: apostila rítmica - níveis de 1 a 4. Fundação das artes de São Caetano do Sul, 1977 GRAMANI, José Eduardo. Rítmica Viva: A consciência musical do ritmo. Campinas: Ed. Unicamp, 1996. STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969. OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 5th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001.
Carregando...