Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ARTE E ARQUITETURA II ( FTA03587 )
Unidade:
Depto de Fundamentos Técnico-Artisticos - CAR (atual CATAM)
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
 * Avaliar os fatos sociais, econômicos e culturais que repercutem nos avanços e proporcionam condições ou definem retrocessos e interferem na caracterização da produção artística; * Analisar e identificar os principais temas, conceitos e características específicas das diferentes manifestações artísticas, situando a relação entre os aspectos estético e histórico, ou seja, o produto com a realidade que lhe serve de estímulo; * Identificar tanto na Arquitetura, como na pintura, na escultura e nas artes aplicadas os artistas mais importantes e analisar exemplos representativos de suas obras; * Analisar e identificar as peculiaridades e características que formam o estilo dos períodos históricos, assim como os “movimentos” que vão se suceder e gerar no século XX uma quantidade impar de mudanças e experimentos.

Ementa
Panorama da arte e arquitetura na Europa e Américas, do século XVII ao XX. Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo e Art Nouveau. Principais expressões da Vanguarda até a II Guerra Mundial. As vertente pós modernas, a transvanguarda e a chamada "Geração 80". Análise de cada vertente, enfocando os contextos culturais, ideológicos e materiais.

Bibliografia
 * ARGAN, G. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. * AZEVEDO, A. C. do Amaral. Dicionário de Nomes, Termos e Conceitos Históricos. Rio de Janeiro: Fronteira, * BAUHAUS, Nova arquitetura - W-Gropius. São Paulo: Perspectiva, 1977. * BAZIN, G. História da Arte. Lisboa: Martins Fontes,1980. * BENEVOLO, L. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva. * CHIPP, H. (org.). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. * DENVIR, B. O Fauvismo e o Expressionismo. Barcelona: Labor, 1976. * ------------. O Impressionismo. Barcelona: Labor, 1976. * FRANÇA, J. A. História da Artes Ocidente 1780-1980. Lisboa: Livros Horizonte, 1987. * FUSCO, R. História da Arte Contemporânea. Lisboa: Presença, 1988. * GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. * HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1992, vol. II. * HAUTECOEUR, L. História Geral da Arte. São Paulo: Melhoramentos, 1967. * JANSON, H. História da Arte. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian, 1989. * LAMBERT, R. A Arte no Século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. * LEGÉR, F. Funções da Pintura. São Paulo: Difel. * MADSEN, S. T. “Art-Nouveau”. Porto: Editora Inova, 1967. * MACKIN TOSCH, A. O Simbolismo e o Art-Nouveau. Barcelona: Labor, 1975. * NASCH, J. O Cubismo, o Futurismo e o Construtivismo. Barcelona: Labor, 1976. * PIJOAN, J. e outros. História da Arte. São Paulo: Salvat, 1978, 10 vol. * READ, H. História da Pintura Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. * STANGOS, N. (org.). Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. * UPJOHN, E. e outros. História Mundial da Arte. Lisboa: Livraria Bertrand, 1965, vol. IV e VI.

Bibliografia Complementar
Carregando...