Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado no Ensino de Música III ( DID10337 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar criticamente as condições da educação brasileira – em termos de seus documentos legais e em termos da realidade concreta vivida – localizando a Música e a Educação Musical nesse contexto, para poder, conhecendo o seu valor para a formação dos indivíduos, assumir um papel decisivo em favor da universalização do acesso ao ensino musical.

Ementa
Prática de estágio sob a supervisão de professor orientador colaborando em atividades de planejamento e execução da docência na educação básica ou ensino especializado com ênfase no ensino médio; desempenho em classe escolar com registro e reflexão das atividades desenvolvidas. O conceito de puberdade e a análise crítica dos parâmetros e propostas curriculares para educação musical.

Bibliografia
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 207 p. ISBN 8586583367 (broch.)DEL BEN, Luciana.; HENTSCHKE, Liane. Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. 192 p.  SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente . São Paulo: Moderna, 2012. 128 p. ISBN 9788516039073 (broch.).  Classificação: 78.071.4 S972e Ac.140055  FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação . 2. ed. São Paulo, SP: Ed. da UNESP; Rio de Janeiro, RJ: Funarte, 2008. 364 p. (Coleção arte e educação) ISBN 9788571397996 (Ed. UNESP) 97885750.  Classificação: 78:37 F683d 2.ed. Ac.122462

Bibliografia Complementar
PAZ, Ermelinda Azevedo. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasilia, DF: MusiMed, 2000. 293 p. ISBN 8570920210 (broch.). Classificação: 78(81) P348p Ac.62419  SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano . 2. ed. rev. Porto Alegre: Sulina, 2009. 287 p. (Coleção Músicas) ISBN 9788520505090 (broch.).  Classificação: 78:37 A654 2.ed. Ac.137811  SOUZA, Jusamara (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano . 2. ed. rev. Porto Alegre: Sulina, 2009. 287 p. (Coleção Músicas) ISBN 9788520505090 (broch.). DEL BEN, Luciana.; HENTSCHKE, Liane. Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. 192 p.
Carregando...