Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práticas Pedagógicas em Música III ( MUS10320 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Praticar os conhecimentos resultantes da reflexão entre a música e outras áreas do conhecimento, em especial a história, a filosofia, a psicologia e a pedagogia. Exercitar algumas das principais tendências da pedagogia musical no século XX, definindo seus princípios, características e métodos. Pesquisar e praticar o canto popular na infância e na adolescência em simulações de aulas. Pesquisar sobre os assuntos abordados nas aulas para conhecer o campo de pesquisa em Educação Musical no Brasil: publicações, sites, tendências de pesquisa, etc. Articular dialeticamente conhecimentos teóricos com vivências práticas e metodológicas na disciplina Práticas Pedagógicas em Música III (co-requisito para esta disciplina). 

Ementa
Aplicação prática dos métodos estudados na disciplina de ''Teorias da Educação Musical III''. Vivência das relações fundamentais entre música e sociedade e suas implicações na educação musical em diversos campos de trabalho. Observação e reflexão articuladas à prática profissional em situações contextualizadas na educação musical. Ênfase nos aspectos culturais e sociológicos da música.

Bibliografia
AVILA, Marli Batista. A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos. Uma leitura atual de sua contribuição para a Educação Musical no Brasil.Tese de Doutorado em Artes. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. FREIRE, Ricardo Dourado; SOUZA, Nemo; PREUSSE, Gabriel. Uma proposta de sinais corporais para o solfejo e suas contribuições para a musicalização. Anais do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na America Latina, 2007. http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007 FONTERRADA, Marisa. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008, (364p). HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. Editora Ática. 7ª ed. São. Paulo: 2001. (327p). ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. (347p). PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013. (447p). SZÖNYI, Erzsébet. A Educação Musical na Hungria através do Método Kodaly. São Paulo, Sociedade Kodály do Brasil. 1996. (p.103 p.) FILMES: TV escola – Villa-Lobos – educadores. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7029 The Kodály Concept in America. St. James School Episcopal, Los Angeles, USA. David John Falconer (Kodaly Instructor) e Katinka Scipiades Daniel (Consultant Curriculum Developer). Produzido e dirigido por POST PROGRESSIONS.

Bibliografia Complementar
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