Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práticas Pedagógicas em Música II ( MUS10314 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetivo geral: Praticar a reflexão sobre o planejamento de aulas e criação de projetos musicais estabelecendo relações entre música e outras áreas do conhecimento, em especial a filosofia, a psicologia e a pedagogia, musicoterapia. Objetivos específicos: Exercitar práticas que seguem algumas das principais tendências da pedagogia musical no século XX, respeitando seus princípios, características e métodos. Pesquisar, fazer arranjos e propor práticas musicais coletivas como o canto, danças populares e ações dramatizadas em simulações de aulas e intervenções musicais, por meio de planejamento e criação de projetos em diferentes instituições de ensino e projetos sociais, para diferentes faixas etárias.

Ementa
Articulação das praticas musical e educacional com ênfase na observação e reflexo a partir de atuações coletivas numa perspectiva interdisciplinar. Aplicação prática dos métodos estudados na disciplina de ''Teorias da Educação Musical II'' com ênfase em antropologia e etnomusicologia.

Bibliografia
DUARTE-JÚNIOR. João Francisco.  Fundamentos Estéticos da Educação. Campinas, Papirus, 2008. FERNANDES, José Nunes.  Didática e Educação Musical. In: Educação Musical – temas selecionados. Curitiba, Editora CRV, 2013, p.69-161. FONTERRADA, Marisa. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Célia Maria de Castro Almeida. Ser artista, ser professor. Razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora Unesp, 2009. AMATO- FUCCI, Rita. Escola e Educação Musical. Campinas: Papirus, 2009. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música. Brasília: MEC, 2004. BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. FREIRE, Paulo; BELL, Brenda; GAVENTA, John; HORTON, Myles; PETERS, John Marashall. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educaçãoo e mudança social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. ILARI, Beatriz; MATEIRO, Teresa. (Org.) Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Ibpex, 2011. 347p. PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. São Paulo: MUSIMED, 2013LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2008. BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001. MOTA, Graça. A Educação Musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores. Revista Educação. Santa Maria: UFSM, v. 28, n. 2, 2003. SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, 10, p.7- 12, 2000. SOUZA, Jusamara; MATEIRO, Teresa (Orgs.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Sulina, 2000.
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