Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Teorias da Educação Musical I ( MUS10288 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Iniciar o aluno ao estudo do planejamento para a implementação de ações didáticas baseadas nas metodologias dos métodos ativos em educação musical em ambientes escolares. Desenvolver no aluno a capacidade de produzir materiais didáticos e elaborar projetos musicais com base nos diversos métodos de ensino musical em contextos educativos diversificados.

Ementa
O ensino da música e o sistema educacional nas culturas arcaicas. O desenvolvimento das teses e teorias que fundamentam a atividade pedagógica em música na Idade Média. O ensino religioso e a educação musical no Brasil. 

Bibliografia
FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da Unesp, 2008. KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.) Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2010. FONTERRADA, Marisa. A educação Musical no Brasil: tradição e Inovação. In: Anais do III Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre, maio 1993. FREIRE, Paulo; BELL, Brenda.; GAVENTA, John.; HORTON, Myles.; PETERS, John Marshall. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ, Vozes, 2003. GERLING, Fredi. Suzuki: o “método” e o “mito”. Em Pauta, Revista do curso de Pós-Graduação em Música, UFRGS, p. 47-56, no 1, 1989. SCHAFER, R. Murray. 2. ed. A afinação do mundo. São Paulo: Editora da Unesp, 2012. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1986. SOUZA, Jusamara; MATEIRO, Teresa (Orgs.). Práticas de Ensinar Música. Porto Alegre: Sulina, 2000.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música. Brasília: MEC, 2004. BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008. BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001. MOTA, Graça. A Educação Musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores. Revista Educação. Santa Maria: UFSM, v. 28, n. 2, 2003. FERNANDES, José Nunes. Didática e Educação Musical. In: Educação Musical – temas selecionados. Curitiba, Editora CRV, 2013, p.69-161. FURLANETO, Beatriz Helena. Infância em Pauta. Um estudo histórico sobre as concepções de infância presentes nas canções e na formação de professores. Dissertação de Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2006.
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