Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CONTROLE QUALIDADE IND. MADEIREIRA ( CFM06438 )
Unidade:
Departamento de Ciências Florestais e da Madeira
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
A qualidade é cada vez mais um fator básico de competitividade no mundo atual. A compreensão  dos desejos e necessidades do consumidor é fator fundamental para tal. O conhecimento das diversas metodologias, ferramentas e aplicações da qualidade são condições básicas para um administrador moderno. Espera-se dos alunos que sejam compreendidas as vantagens da busca da qualidade no setor produtivo e de serviços ligados a atividade industrial, em suas diversas etapas produtivas e aplicação. É desejado que os alunos estejam preparados para uma administração moderna que hoje tem a qualidade como uma base fundamental nos negócios.

Ementa
Filosofias de controle; Normatização; Controle estatístico; Ferramentas básicas para o controle da qualidade; Ferramentas para o planejamento da qualidade; Custos da qualidade; Auditorias da qualidade; Seis Sigma; Aplicações industriais.

Bibliografia
HEGEDUS, Clovis. Conhecendo a qualidade para um bom gerenciamento. Olinda: Livro Rápido, 2016. OLIVEIRA, O. J. Gestão da qualidade: tópicos avançados. Rio de Janeiro: Thonsom Pioneira, 2004. 343p. PALADINI, E. P. Avaliação estratégica da qualidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011. 256 p RAMOS, E. M. L. S.; ALMEIDA, S. S.; ARAÚJO, A. R. Controle Estatístico da Qualidade. Porto Alegre: Bookman, 2013. 160 p.  

Bibliografia Complementar
ALVES, Nelson A. Guia de resolução de problemas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996. CAMPOS, V. F. Controle da qualidade total (no estilo japonês). Rio de Janeiro: Bloch, 1992. 220p. CARPINETTI, L. C. R.; CAUCHICK, P. A.; GEROLAMO, M. M. C. Gestão da qualidade ISO 9001:2008 - Princípios e Requisitos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2011. 128 p. CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: Conceitos e Técnicas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012. 252 p. DELLARETTI FILHO, Osmário. As sete ferramentas do planejamento da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Otoni, 1996. DREBTCHINSKI, J. Implementação de sistemas da qualidade (série ISO 9000). São Paulo: Saraiva, 1996. 181p. ISO 9000:2008 – série de normas da qualidade. JURAN, J.M. A qualidade desde o projeto. São Paulo: Thomson-Learning, 2002 JURAN, J. M. & GRYNA, F. M. Handbook controle da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1992. 488p. MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 343p. OLIVEIRA, O. J. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 243 p. PALADINI, E. P. Avaliação estratégica da qualidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011. 256 p. ROBLES JR, A. Custos da qualidade: uma estratégia para competição global. São Paulo: Atlas, 1994. 135p. SCHOLTES, Peter R. Times da Qualidade: Como Usar Equipes para Melhorar  a Qualidade. Rio de  Janeiro: Qualitymark, 1992. SHIBA, Shoji, GRAHAM, Alan e WALDEN, David. TQM – Quatro Revoluções na  Gestão da Qualidade.  Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1997.
Carregando...