Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Comunicação no Setor Público ( PGGP1100 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
ABRAP. Manual de Gestão de Crise e Imagem. Comissão Técnica Regional Centro-Norte de Comunicação e Marketing. Outubro/2015. ALVES, José Eduardo Prestes. Comunicação de risco, elemento-chave na Gestão de crises corporativas e um desafio para o século XXI: a teoria na prática, situação atual e tendências. Organicom. Ano 4. Número 6. 1º semestre de 2007. BAUMAN, Z. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. BAUMAN, Z. O Mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. BAUMAN, Z. Vida líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro, Zahar, 2005. CALDINI, Alexandre. Como gerenciar a crise. Exame, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 116-118, jan. 2000. CARVALHO, Cíntia; MONTARDO, Sandra Portella; ROSA, Helaine Abreu. Blogs como ferramentas de gerenciamento da imagem das organizações. UNIrevista - Vol. 1, n° 3: (julho 2006). FIGUEIREDO NETO, Celso; BACHA, Maria de Lourdes; THOMAZ, José Carlos; PRANDO, Rodrigo. Identidade, Imagem e Reputação: da gestão de marca à gestão da comunicação política. Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação e Imagem ENCOI, 24 e 25 de novembro de 2014. Londrina, PR. FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação: o que os gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2015. FORNI, João José. Comunicação em Tempos de Crise. Entrevista a Luiz Alberto de Farias. Organicom. Ano 4. Número 6. 1º semestre de 2007. GLUER, Laura Maria. Comunicação e poder na cobertura jornalística das crises da aviação: uma análise dos acidentes Tam 3054 e Af 447 na Revista Veja. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Faculdade de Comunicação Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Novembro, 2010. IASBECK, Luiz Carlos Assis. Imagem e reputação na gestão da identidade organizacional. Organicom. Ano 4. Número 7. 2º semestre de 2007. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2015.

Ementa
Comunicação pública: conceito, características, objetivos e instrumentos. Fundamentos e evolução da comunicação (mercadológica, organizacional e governamental) para a comunicação pública como um processo relacional transparente. Formatos interativos com base na tecnologia da informação e da comunicação. Mídias sociais e sua aplicabilidade no serviço público.

Bibliografia
ABRAP. Manual de Gestão de Crise e Imagem. Comissão Técnica Regional Centro-Norte de Comunicação e Marketing. Outubro/2015. ALVES, José Eduardo Prestes. Comunicação de risco, elemento-chave na Gestão de crises corporativas e um desafio para o século XXI: a teoria na prática, situação atual e tendências. Organicom. Ano 4. Número 6. 1º semestre de 2007. BAUMAN, Z. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. BAUMAN, Z. O Mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. BAUMAN, Z. Vida líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro, Zahar, 2005. CALDINI, Alexandre. Como gerenciar a crise. Exame, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 116-118, jan. 2000. CARVALHO, Cíntia; MONTARDO, Sandra Portella; ROSA, Helaine Abreu. Blogs como ferramentas de gerenciamento da imagem das organizações. UNIrevista - Vol. 1, n° 3: (julho 2006). FIGUEIREDO NETO, Celso; BACHA, Maria de Lourdes; THOMAZ, José Carlos; PRANDO, Rodrigo. Identidade, Imagem e Reputação: da gestão de marca à gestão da comunicação política. Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação e Imagem . ENCOI, 24 e 25 de novembro de 2014. Londrina, PR. FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação: o que os gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2015. FORNI, João José. Comunicação em Tempos de Crise. Entrevista a Luiz Alberto de Farias. Organicom. Ano 4. Número 6. 1º semestre de 2007. GLUER, Laura Maria. Comunicação e poder na cobertura jornalística das crises da aviação: uma análise dos acidentes Tam 3054 e Af 447 na Revista Veja. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Faculdade de Comunicação Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Novembro, 2010. IASBECK, Luiz Carlos Assis. Imagem e reputação na gestão da identidade organizacional. Organicom. Ano 4. Número 7. 2º semestre de 2007. JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2015.

Bibliografia Complementar
Carregando...