Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
O TEATRO GREGO ( HIS04542 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender a importância e o lugar dos espetáculos teatrais para as sociedades grega e romanas; 2. Definir as particularidades e características do teatro das sociedades clássicas; 3. Discorrer sobre a história, a historiografia e os documentos da história do teatro grego e romano; 4. Estabelecer relações entre os espetáculos teatrais antigo – grego e romano – com as esferas do político, do social, do religioso e da cultura.

Ementa
O teatro antigo. O teatro grego. O teatro romano. Valor pedagógico do teatro grego e romano. Origem e estrutura da tragédia. As transformações do gênero trágico de Ésquilo a Eurípedes e a Comédia Nova de Menandro. Origens e estrutura da comédia e da tragédia. Os coros de ditirambo. Os festivais. Os banquetes. O teatro cômico de Aristóteles. Os autores latinos, Plauto, Terêncio, Sêneca. As obras teatrais e a estrutura logística, arquitetura e materialidade dos espetáculos teatrais como documentos para a compreensão das sociedades gregas. A relação entre espetáculos teatrais com os âmbitos da política, da religião e da cultura na configuração da sociedade grega e romana. Paganismo e teatro. Cristianismo e teatro.

Bibliografia
BERTHOLD, M. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. BRANDÃO, J. Teatro grego: origem e evolução. São Paulo: Ars Poetica, 1992. GRIMAL, P. O teatro antigo. Lisboa: Edições 70, 2002, p. 71 105. KIBUUKA, B. G. L. A guerra e o teatro de Eurípides. Curitiba: Prismas, 2015. MARTINS, M.; MAR, R.; RIBEIRO, J.; MAGALHÃES, F. A construção do teatro romano de Bracara Augusta. In: MELO, A. S.; RIBEIRO, M. do C. História da construção: arquiteturas e técnicas construtivas. Braga: CITCEM, 2013, p. 41 74. SILVA, G. V. da. Ordem e desordem na cidade antiga: entre a tradição clássica e a cristã. In: VIEIRA, A. L. B.; ROSA, C. B. da. Teatro grego e romano. São Luiz: UEMA, 2015, p. 251 280. SOEIRO, M. E. Três momentos do teatro latino. In: MORETTO, F. M. L.; BARBOSA, S. (Org.). Aspectos do teatro ocidental. São Paulo: UNESP, 2006, p. 27 53.

Bibliografia Complementar
LEÃO, D. F. Pólis, teatro e o exercício da cidadania. In: _____. A globalização no mundo antigo. São Paulo: Annablume, 2013, p. 67 83. ROMILLY, J. de. A tragédia grega. Lisboa: Edições 70, 2013, p. 53 155. ROSENMEYER, T. G. O teatro. In: FINLEY, M.I. O legado da Grécia: uma nova avaliação. Brasília: UNB, p. 143 180. SEGAL, C. O espectador e o ouvinte. In: VERNANT, J P. (Org.). O homem grego. Lisboa: Presença, 1994, p. 173 198. VERNANT, J P.; FRONTISI DUCROUX, Fr. Figuras da máscara na Grécia Antiga. In: VERNANT, J P.; NAQUET V., P. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 2014, p. p. 163 178. VIVES REÑONES, A. O riso doído: atualizando o mito, o rito e o teatro grego. São Paulo: Ágora, 2002. WEBB, R. Mulheres do entretenimento na Antiguidade Tardia. In: EASTERLING, P.; HALL, E. Atores gregos e romanos. São Paulo: Odysseus, 2008, p. 331 356.
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