Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação ( EDU05808 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar a especificidade e intercomplementaridade entre fundamentos histórico-filosóficos da educação, cultura, ciência, ética e conhecimento cotidiano. Identificar e aprofundar os pressupostos antropológicos, epistemológicos e axiológicos no debate atual acerca dos conceitos: globalização; cultura e política, em suas relações com a educação. Estudar as correntes, os fundamentos e as tendências da prática pedagógica no Brasil em suas relações com “paradigmas” filosóficos e a história recente do Brasil. Analisar as características do pensamento histórico-filosófico em relação às tendências recentes do pensamento pedagógico no Brasil. Discutir as tendências pedagógicas atuais, destacando as temáticas relativas à educação inclusiva, intercultural e as relações étnico-raciais.

Ementa
Especificidade e intercomplementaridade entre fundamentos histórico-filosóficos da educação com a política e o cotidiano de saberes e fazeres na educação. Correntes do pensamento e tendências da prática pedagógica no Brasil, em sua relação com “paradigmas” filosóficos e a história recente do Brasil. 

Bibliografia
ARANHA, M. L. de A.; ARRUDA, M. H. P. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. SAVIANI, D. O legado educacional do século XXno Brasil. Campinas: autores associados, 2006. 

Bibliografia Complementar
Carregando...