Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Teoria e Metodologia da História I ( HIS06950 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir diferentes concepções de história no senso comum e no universo dos saberes; Capacitar os alunos a compreender alguns dos principais instrumentos teóricos das correntes mais importantes da História em relação à análise documental e à abordagem historiográfica; Exercitar os alunos no reconhecimento dos instrumentos citados a partir de exemplos da bibliografia existente; Compreender o sentido, vantagens e limitações dos instrumentais teóricos constantes do programa; Identificar e problematizar diferentes tipos de fontes históricas; Analisar o processo de transformação do documento em monumento; Explicitar a crítica histórico-documental.

Ementa
As diferenças entre as noções de História na sociedade e no ensino com as concepções acadêmicas; noções gerais sobre o conhecimento científico; definição de História: o debate e seus fundamentos políticos; "evolução" do conhecimento histórico; aspectos básicos das escolas de pensamento: Escola Metódica francesa, Historicismo, Marxismo, Annales e Narrativismo; técnicas de estudo em História e rudimentos de pesquisa.

Bibliografia
BLOCH, Marc. Apologia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed.Unicamp, 1994. MALERBA, Jurandir. Lições de história. Rio de Janeiro: FGV, 2010. PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. São Paulo: Autêntica, 2008. REIS, José Carlos. História & teoria. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

Bibliografia Complementar
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica. Bauru: Edusc, 2004. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1987. BURKE, Peter. A escola dos Annales. São Paulo: Unesp, 1990. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. COLLINGWOOD, R. G. Idéia de La história. México: Fondo de Cultura Econômica, 1989. DOSSE, François. A história à prova do tempo. São Paulo: Edunesp, 2000. DROYSEN, Johann G. Manual de teoria da História. Petrópolis: Vozes, 2009. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. São Paulo: Martins Fontes, 2002. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia da história. Rio de Janeiro: Câmpus, 1997. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. São Paulo: Martins Fontes, 2002. FREITAS, Marcos (org). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1996. GARDINER, Patrick. Teorias da história. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996. GAY, Peter. O estilo na história. Gibson, Ranke, Macaulay e Burckhardt. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. HARTOG, François. O século XIX e a história: o caso Fustel de Coulanges. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. HUNT, Lynn (org). A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. JULIA, Dominique & BOUTIER, Jean. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ/ Ed. FGV. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. LANGLOIS, C. & SEIGNOBOS, C. Introdução aos estudos históricos. São Paulo: Renascença, 1946. LE GOFF, Jacques. História nova. São Paulo: Martins Fontes, 2000. LE GOFF, Jacques. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. LE GOFF, Jacques. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. MALERBA, Jurandir. Lições de história. Rio de Janeiro: FGV, 2010. MARROU, Henri-I. Do conhecimento histórico. Lisboa: Aster, s.d. MARX, Karl. Grundrisse. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011. REIS, José Carlos. A história entre a filosofia e a ciência. São Paulo: Ática, 1992. RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Brasília: Ed. Unb, 2001 WHITE, Hayden. Trópicos do discurso. São Paulo: Edusp, 2002.
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