Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Cultura, Educação e Trabalho na Adolescência/Juventude ( DTO12843 )
Unidade:
Departamento de Terapia Ocupacional
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetiva realizar o estudo sobre educação formal e não formal (ações em/com cultura, esporte e multimeios), trabalho formal e não formal, trabalho infantil. Reflexão teórica e conceitual sobre independência, autonomia, projetos de vida, identidades e diversidades étnicas, geracionais, de gênero, de sexualidade, entre outras. Casos e estudos sobre as experiências dos jovens em diferentes espaços culturais. Educação étnico-raciais e Educação ambiental. Prática assistida.

Ementa
Estudo sobre educação formal e não formal (ações em/com cultura, esporte e multimeios), trabalho formal e não formal, trabalho infantil. Reflexão sobre independência, autonomia, projetos de vida, identidades e diversidades étnicas, geracionais, de gênero, de sexualidade, entre outras. Reflexões sobre as experiências dos jovens em diferentes espaços culturais. Educação étnico-raciais e Educação ambiental. Prática.

Bibliografia
1.      ABRAMO, H. W.; FREITAS, M. V. de; SPOSITO, M. P. (Org.). Juventude em debate. 2. ed. São Paulo: Cortez: Ação Educativa, 2002. 136 p. 2.      ABRAMOWICZ, A.; SILVERIO, V. R. Afirmando diferenças: montando o quebra cabeça da diversidade na escola. São Paulo: Papirus Editora, 2005. 3.      GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

Bibliografia Complementar
1.      CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. 2.      FOUCAULT, M. História da sexualidade. 13. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Graal, 2009. 3.      FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade, 10 ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980. 4.      MALATAIN, T.; DAVID, C. M. (orgs.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação- ensino de história. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. 5.      SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
Carregando...