Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História e Políticas em Contextos Sociais ( DTO12839 )
Unidade:
Departamento de Terapia Ocupacional
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Objetiva apresentar a evolução sócio-histórica dos movimentos sociais no Brasil. A história da Terapia Ocupacional Social no Brasil e no mundo. Acerca da Terapia Ocupacional nos contextos sociais: a inserção da Terapia Ocupacional no contexto da Política Nacional de Assistência Social (SUAS); Terapia Ocupacional no contexto escolar; Terapia Ocupacional no contexto cultural e ambiental; Terapia Ocupacional no contexto judiciário.  Realizar o estudo das políticas nos contextos sociais.

Ementa
Proposta de conteúdo: Evolução sócio-histórica dos movimentos sociais no Brasil. História da Terapia Ocupacional Social no Brasil e no mundo. Terapia Ocupacional nos contextos sociais: a inserção da Terapia Ocupacional no contexto da Política Nacional de Assistência Social (SUAS); Terapia Ocupacional no contexto escolar; Terapia Ocupacional no contexto cultural e ambiental; Terapia Ocupacional no contexto judiciário.  Estudo das políticas nos contextos sociais: Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do índio; Estatuto da igualdade racial; Política Nacional para pessoas com deficiência; Política Nacional da pessoa em situação de rua; Política Nacional do Meio Ambiente; Plano Nacional de Cultura; Política Nacional de Juventude; Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT- Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; dentre outros.

Bibliografia
1.               ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania, Fundação Perseu Abramo, 2005. 447 p. ISBN 9788576430537(broch.). 2. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 1989. viii, 213 p. (Antropologia social). ISBN 9788521613336 (broch.). 3.            FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, 2006. 416 p. ISBN 9788524912238 (broch.).

Bibliografia Complementar
1              FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 334 p. ISBN 9788524906411 (broch.). 2              CASTRO, Mary Garcia.; ABRAMOVAY, Miriam; SILVA, Lorena Bernadete da. Juventudes e Sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004. 426 p. ISBN 857652001X (broch.) 3               FREIRE, Paulo. Educação como pratica da liberdade. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985 4                 HALL, Stuart; SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. 1. ed. atual. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2009. 410 p. (Humanista) ISBN 9788570413567 (broch.) 5                 SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 133 p. (Coleção educação pós-crítica). ISBN 9788532624130 (broch.).
Carregando...