Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Desenv. na Primeira Infância (0-5 anos) ( DTO12595 )
Unidade:
Departamento de Terapia Ocupacional
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
6

Objetivos
Objetiva apresentar a história social da infância; os aspectos da relação mãe-bebê; as teorias da psicologia do desenvolvimento; sobre o desenvolvimento neuropsicomotor; o brincar; casos e estudos acerca das deficiências física, sensorial, mental e global do desenvolvimento. Além de introdução à prática na observação da criança de 0 a 5 anos.

Ementa
História social da infância; Relação mãe-bebê; psicologia do desenvolvimento; desenvolvimento neuropsicomotor; O brincar; Deficiências física, sensorial, mental e global do desenvolvimento. Observação da criança de 0 a 5 anos.

Bibliografia
1.       ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família . 2 ed. Rio de. Janeiro: LTC, 1981. 2.       BEE, H. L.; BOYD, D. R. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 3.               PAPALIA, D. E; MARTORELL, G. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2022

Bibliografia Complementar
1.      CORIAT, L. F. Maturação psicomotora: no primeiro ano de vida da criança. 5. ed. São Paulo, SP: Centauro, 2007. 182 p. 2.      NEGRINE, A.; NEGRINE, C. S. Educação infantil: pensando, refletindo, propondo. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2010. 198 p. 3.      OLIVEIRA, V. B. de. O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. 4. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2002. 4.      TISI, L. Estimulação precoce para bebês. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. 125 p. 5.      WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento do indivíduo. Belo Horizonte: Interlivros, 1980.
Carregando...