Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Indústrias Culturais e Midiáticas ( PGCT2005 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Da indústria cultural às indústrias culturais. Análise das relações entre processos de criação, industrialização e comercialização da cultura pela mídia. Especificidades simbólicas e culturais dos produtos das indústrias culturais e midiáticas. Os setores das indústrias culturais e midiáticas: televisão, rádio, imprensa, cinema, telefonia móvel. Indústrias criativas. Os ciclos específicos de produção, circulação e acumulação de capital visando mercados de comunicação e cultura. Mutações das indústrias culturais e midiáticas. Os mercados locais e regionais de comunicação no cenário de transnacionalização. Aspectos socioculturais, políticos, legais, éticos, econômicos e tecnológicos das novas configurações do consumo cultural. Políticas de comunicações e de cultura.

Bibliografia
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M.. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ADORNO, T.. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995. BAGDIKIAN, B. O monopólio da mídia. São Paulo: Scritta, 1993. BAKER, C. E.. Media, markets and democracy. Cambridge: CUP, 2002. BERNAJIM, W. et al.. Textos escolhidos (Os Pensadores). São Paulo: Abril, 1980, p. 3-28. BOUQUILLON, P.. Les industries de la culture et de la communication. Grenoble: PUG, 2008. BOURDIEU, P.. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. 2. ed. São Paulo: Zouk. 2004. BUSTAMANTE, E.. La televisión econômica: financiación, estratégias y mercados. Barcelona: Gedisa. 1999. CAPPARELLI, S.. Televisão e capitalismo no Brasil. Porto Alegre: L&PM, 1982. CAVES, R.E. Creative industries: contrasts between art and commerce. Boston: HUP, 2002. CHOMSKY, N.; HERMAN, E. S.. Manufacturing consent: the political economy of the mass media. New York: Pantheon, 1988. COHN, G. (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: TA Queiroz, 1971. CRETON, L.. Économie du cinema: perspectives stratégiques. 3. ed., Paris: Armand Colin, 2005. DOYLE, G.. Understanding media economics. London: Sage, 2002. GOLDING, P.; MURDOCK, G.. Culture, communications and political economy. In: CURRAN, J.; GUREVITCH, M.. Mass media and society. 3. ed. London: Arnord, 2000, p. 70-92. HARTLEY, J.H. (Ed.). Creative industries. Boston: Blackwell, 2005. HESMONDHALGH, D.. The cultural industries. London: Sage, 2002. MacBRIDE, S.. Um mundo muitas vozes: comunicação e informação na nossa época. Rio de Janeiro, 1983. McCHESNEY, R.W. Rich media, poor democracy: communication politics in dubious times. New York: The New Press, 2000. _____ . The political economy of media. New York: Monthly Review, 2008. MIÈGE, B.. Les industries du contenu face à l'ordre informationnel. Grenoble: PUG, 2000. _____ . L'information-communication, objet de connaissance. Bruxelles: De Boeck/INA, 2004. MORAES, D. de (Org). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder . Rio de Janeiro: Record, 2003. MOSCO, V.. The political economy of communication: rethinking and renewal. 2. ed. London: Sage, 2009. PICARD, R. G.; BRODY, J. H.. The newspaper publishing industry. Needham Heights (MA): Ally & Bacon, 1997. SCHIFFIN, A.. O negócio dos livros: como as grandes corporações decidem o que você lê. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006. SOUSA, H. (Org.). Economia política da comunicação e dos media. Porto: Porto Editora, 2006. STRAUBHAAR, J.. World television: from global to local. London: Sage, 2007. TREMBLAY, G.. The information society: from Fordism to Gatesism. Canadian Journal of Communication, Calgary, v. 20, 1995, p. 461-482. WARNIER, J-P.. A mundialização da cultura. Bauru: Edusc, 2003. WASKO, J.. How Hollywood works. London: Sage, 2003. WILLIAMS, R.. Cultura. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. ZALLO, R.. El mercado de la cultura: estructura económica y política de la comunicación. Donostia: Tercera Prensa, 1992.

Bibliografia Complementar
Carregando...