Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Física, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano ( DES05075 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer, compreender, contextualizar, discutir e buscar nas diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano subsídios para exercer a prática docente respeitando as pessoas em sua diversidade e diferença.  Compreender as principais teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano presentes no processo educacional brasileiro.  Compreender a importância e as implicações da aprendizagem e desenvolvimento humano na educação física escolar.  Explicar as principais categorias e conceitos presentes nos estudos da aprendizagem e desenvolvimento humano.  Identificar possíveis problemáticas presentes na produção hegemônica da aprendizagem e desenvolvimento humano.

Ementa
Estuda aspectos relevantes das diferentes teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano, destacado a partir do conhecimento necessário à formação do professor. Discute as implicações desse conhecimento na prática pedagógica, nos procedimentos de ensino.

Bibliografia
CARVALHO, Vânia Brina Corrêa Lima de. Desenvolvimento Humano epsicologia: generalidades, conceitos e teorias. Belo Horizonte: Editora UFMG,1996.COLL, C., PALÁCIOS, J. ,MARCHESI, A.. V.1Desenvolvimento Psicológico eEducação, Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Psicologia naeducação. São Paulo: Cortez, 1990. (Coleção Magistério. 2º grau. Sérieformação do Professor). GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire Série Pensamento e ação nomagistério. 2ª Edição São Paulo. Editora Scipione, 1991. WEBER, G. M. e STANGE, N. T.H. A Relação Desenvolvimento eAprendizagem nas concepções de Piaget e Vygotsky. Caderno deProduções acadêmico-científico do PPGE/UFES. 1995 RUY JORNADA (Org.). Desenvolvimento humano: teorias e estudos. Santa Maria, RS: Casa Editorial, 1995. NEWCOMBE, N. Desenvolvimento infantil: abordagem de Mussen. 8ª edição Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Bibliografia Complementar
OLIVEIRA, M K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio- histórico. São Paulo: Scipione, 1993. OLIVEIRA, Z. R. de Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Carregando...