Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estudos em Exercício, Saúde e Qualidade de Vida ( DES07511 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL:Planejar, aplicar e analisar um programa de treinamento físico de 12 semanas para a saúde e qualidade de vida de atletas e não atletas, visando evitar o sedentarismo e os seus prejuízos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:• Identificar os objetivos dos indivíduos ao buscarem a prática dos exercícios corporais e o seu vínculo com a saúde;• Identificar e aplicar os princípios científicos do treinamento;• Planejar e aplicar os componentes do treinamento esportivo;• Analisar e discutir os resultados de um programa de treinamento físico de 12 semanas para a saúde e a qualidade de vida do cidadão.

Ementa
Significados, definições e parâmetros da qualidade de vida. Ensino de habilidades para a vida,estruturação de ambientes saudáveis e interação setorial. Possibilidades de estruturação deprogramas de qualidade de vida. Sedentarismo: caracterização; prevalência mundial e nacional.Relação sedentarismo, saúde e qualidade de vida.

Bibliografia
BOMPA, TO. A periodização no treinamento esportivo. São Paulo: Manole, 2001. COLÉGIO AMERICANO DE MEDICINA ESPORTIVA. Manual para teste de esforço e prescrição de exercícios. Rio de Janeiro, Revinter, 1996 GOMES, AC. Treinamento Desportivo: estruturação e periodização. Porto Alegre: Artmed, 2002. GOMES, AC; Araújo Filho, NP. Cross training: uma abordagem metodológica. Londrina: APEF, 1992. LIMA, T. Alta competição: desporto de dimensão humanas? Lisboa: Horizonte, 1979. MATVÉIEV, LP. Periodizacion del entrenamiento deportivo. Madrid: Reunidas, 1977. ________________. O processo de treino desportivo. Lisboa: Horizonte, 1981.________________. Fundamentos do treino desportivo. Lisboa: Horizonte, 1986. McARDLE, WD; Katch, FI; Katch, VL. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. pp.369-433. PEREZ, AJ. Quem são os atletas e os não-atletas no processo de treinamento? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 21(2/3):129-132, 2000. TUBINO, MJG; Moreira, SB. Metodologia científica do treinamento desportivo. Rio de Janeiro: Shape, 2003. WEINECH, J. Manual de treinamento esportivo. 2° ed. São Paulo: Manole, 1986. ______. Biologia do esporte. São Paulo: Manole, 1991. ______. Treinamento ideal. São Paulo: Manole, 1999. ZAKAROV, A. Ciência do treinamento desportivo. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1992.

Bibliografia Complementar
Carregando...