Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Educação Física e Esporte ( DES07508 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
− Apresentar e discutir a dinâmica da disciplina de Estágio Supervisionado em Esportes no Curso de Bacharelado em Educação Física e refletir sobre a tarefa do professor/profissional na sociedade contemporânea; − Proporcionar a realização do mapeamento da paisagem social concreta e analisar aspectos em meio aos quais se realiza a experiência do esporte; − Oferecer elementos para análise da realidade social concreta, observando possibilidades de intervenção pedagógica esportiva, à luz da reflexão sobre a prática e sobre os discursos que delineiam os projetos esportivos nos diferentes contextos. − Descrever e compreender práticas de ensino que se colocam no interior dos diferentes ambientes esportivos, para além da preocupação referente ao conteúdo-metodologia, analisar a problemática educativa em torno de uma ação esportiva pedagógica comprometida com a realização de uma leitura e intervenção críticas da/na realidade; − Pensar a educação física e as questões do esporte e da ética na ação de educar, trazendo para a pautaelementos metodológicos de estudo, pesquisa e prática pedagógica.

Ementa
Observação, pesquisa e intervenção supervisionada, em espaços públicos e privados, nos quais há vivência e aprendizagem das diferentes práticas corporais tratadas nesse currículo de formação. Ênfase em práticas esportivas.

Bibliografia
COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Disponível em: <www.cbce.org.br>. Acesso em: 15 jul. 2007. FERNANDES, Luciano L.; GONÇALVES, Gisele C.; VAZ, Alexandre F. itinerários da inclusão de pessoas com histórico de deficiência: um estudo sobre uma menina surda em aulas regulares de educação física. In: Revista Movimento. Porto Alegre, v.8, n.3, p.63-71, set/dez, 2002. GRECO, P. et al. Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no programa segundo tempo. In: ____; BENDA, R. N. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. V. 1. DIETRICH, K. Os grandes jogos: metodologia e prática. São Paulo: Ao livro Técnico, 1984. MEDEIROS, M. Didática e prática de ensino na educação física: para além de uma abordagem formal. Goiânia: Ed. do Autor, 1998. KUNZ, Elenor. A transformação didático-pedagógica dos esportes. In: _____. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2001. p.125-146. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

Bibliografia Complementar
MINISTÉRIO DO ESPORTE. Segundo tempo: encontro das equipes colaboradoras e consultores do programa segundo tempo. Maringá: Secretaria Nacional de Esporte Educacional, 2009. MINISTÉRIO DO ESPORTE. Segundo tempo: encontro das equipes colaboradoras e consultores do programa segundo tempo. Maringá: Secretaria Nacional de Esporte Educacional, 2009. ROTH, Klaus; CHRISTIAN, Kroger. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Editora Phorte, 2006.
Carregando...