Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos da Dança ( GIN09252 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Discutir as relações entre dança, cultura e educação, entendendo a Dança como fenômeno sócio-cultural e suas relações com a Educação Física, o lazer e a saúde; Estudar os elementos da dança e fatores do movimento; Investigar, vivenciar e problematizar experiências de ensino da Dança como meio educativo no processo educacional dos indivíduos. Objetivos Específicos: a)    Articular Arte, cultura e sociedade, identificando nessa relação a Dança e seu valor educativo no processo de formação humana como elemento da cultura corporal; b)    Descrever o processo de construção histórica da dança e o seu papel na sociedade e em relação aos Campos específicos de atuação da EF; c)    Conhecer e identificar os elementos e fatores do movimento, possibilitando-se desenvolver o potencial criativo através da exploração de novas e diferentes formas de movimento; d)    Desenvolver a percepção rítmica através de exercícios e práticas corporais; e)    Identificar diferentes estilos de dança, sua contextualização histórico-social, vocabulário gestual/corporal e suas potencialidades; f)     Elaborar aulas de danças em espaços que envolvem o lazer e a saúde utilizando os conteúdos desenvolvidos na disciplina; g)    Realizar intervenção pedagógica com o conteúdo Dança em espaços que envolvem o lazer e a saúde; h)   Desenvolver as seguintes competências: empenhar-se na realização das atividades e tarefas solicitadas e na busca de soluções aos problemas enfrentados; participar efetivamente nas discussões (questões, idéias e/ou informações relevantes); ter senso de responsabilidade pessoal e de empenho no trabalho coletivo, e, colaborar com os/as colegas nas suas dificuldades e necessidades.

Ementa
Introdução ao estudo da Dança e suas relações com a Educação Física. Historicização da construção dos sentidos atribuídos a essa prática corporal. Relação da Dança com a saúde, o lazer e a educação. Estudo e análise dos movimentos corporais e de seus elementos básicos. Incrementa a pesquisa, o trabalho de campo e extensão, enfatizando a Dança como meio educativo no processo educacional dos indivíduos.

Bibliografia
ARTAXO, Inês & MONTEIRO, Gisele de Assis. Ritmo e movimento. São Paulo: Phorte Editora, 2000. CALAZANS, Julieta, CASTILHO, Jacyan e GOMES, Simone. Dança e educação em movimento. São Paulo : Cortez, 2003. SARAIVA, M. C. ; SOARES, A. S. ; ANDRADE, C. G. ; SOUZA, E. C. . Improvisação e Dança: conteúdos para a dança na Educação Física. 1. ed. Florianópolis: , 1998. v. 01. 98 p. SOUZA, Maria Inês Galvão de. Arte, cultura e sociedade: uma rede intrigante para algumas reflexões sobre a Dança. Anais do ENFEF, s.d. TIBÚRCIO, L. K. O. M. ; PORPINO, K. O. . A dança e seus elementos constitutivos: processos de criação.. In: PONTES, GILVÂNIA MAURÍCIO DIAS. (Org.). Livro Didático 4: O ensino de Artes de 5ª a 8ª série. 1 ed. Natal: Paidéia, 2005, v. , p. 120-141. TIBÚRCIO, L. K. O. M. ; PORPINO, K. O. Atividades rítmicas e expressivas na Educação Física. In: Nóbrega, Terezinha Petrucia. (Org.). Livro Didático 3: O ensino da Educação Física de 5ª a 8ª série. 1 ed. Natal: Paidéia, 2005, v. , p. 62-69. Bibliografias complementares: CAMARGO, Maria Lígia Marcondes de. Música/movimento:universo em duas dimensões;aspectos técnicos e pedagógicos na Educação física. Belo Horizonte: Villa Rica, 1994. CUNHA, Morgada. Dance aprendendo - aprenda dançando. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS; MEC/SESU?PROEDI, 1988. GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1980 LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. FIAMONCINI, Luciana, Dança na escola: a criação e a co-educação em pauta. In : KUNZ, Elenor (orgs.). Didática da educação física 1. 2a ed. Ijuí: Unijuí, 2001. MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003. MENDES, Miriam Garcia. A dança. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1987. NANNI, Dionísia. Dança-educação: pré-escola à universidade. 2ª ed. Rio de janeiro:SPRINT, 1998. _____________. Dança-educação: princípios, métodos e técnicas. 2ª ed. Rio de janeiro: SPRINT, 1998. NÓBREGA, T. P. ; VIANA, R. N. A. Espaço tempo das danças populares: uma abordagem coreológica. PAIDEIA- revista brasileira de ensino de arte e ed física, v. 1, p. 9-32, 2005. OSSANA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988. SARAIVA, M. C. . Meninas e meninos dançando:um diálogo possível nas aulas de Educação Física. Paidéia, NATAL- RN, v. 01, n. 01, p. 114-137, 2006. SARAIVA, M. C. . Investigando Dança e Gênero na Escola: uma abordagem fenomenológica. Estudos de Dança, Lisboa, v. 7/8, p. 135-145, 2004. Filmes utilizados e indicados: SAURA, Carlos. Carmem. filme com Antonio Gades, Laura Del Sol e Paco de Lucia. 108 min.

Bibliografia Complementar
DALDRY, Steven. Billy Elliot. NIEMI, Lisa. A última dança. CARTER, Thomas. No balanço do amor. Filme com Julia Stiles, Seam Patrick Thomas. WOODRUFF, Billie. Honey: no ritmo dos seus sonhos. Filme com Jéssica Alba. Filme vem dançar
Carregando...