ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1986.
BRUHNS, H. T. (org.). Conversando sobre o corpo. Campinas: Papirus, 1994.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1999.
DELLA FONTE, Sandra Soares. Amor e paixão como facetas da educação: a relação entre escola e apropriação do saber. Interface (Botucatu) , Botucatu, v. 11, n. 22, 2007 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 Fev 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. Campinas: Papirus, 1994.
HEROLD JR., Carlos. Os processos formativos da corporeidade e o marxismo: aproximações pela problemática do trabalho. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, Rio de Janeiro, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em 4 ago. 2008.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é o Iluminismo? Extrato disponível em: http://www2.crb.ucp.pt/historia/kant.pdf. Acesso em: 10 set 2005.
KUNZ, Elenor. Educação física: ensino & mudanças. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2001. p. 162-167.
______. O movimento humano como tema. Revista Eletrônica Kinein, Florianópolis, v. 1, n. 1, dez. 2000. Disponível em: http://64.233.169.104/search?q=cache:vgNRA9SWqhEJ:www.kinein.ufsc.br/edit01/artigo1.pdf+kinein+kunz&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br
MOREIRA, Ana Regina de Lima. Algumas considerações sobre a consciência na perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. Estudos de psicologia, 2 (2), p. 399-405, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n2/a12v02n2.pdf. Acesso em 4 ago. 2008.
NOVAES, A. (org.). O homem-máquina. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
PAGE, M. Como me tornei estúpido. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
Trilhas e partilhas. Belo Horizonte, 1997. p. 299-326.