Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado IV ( SEA15293 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
120
Número de Créditos:
5

Objetivos
Desenvolver atividades típicas da profissão docente no campo de atuação profissional Desenvolver atividades de coparticipação e organizar da intervenção didática em aulas de ciências do ensino fundamental Desenvolver seminários teóricos tendo como foco as problematizações do cotidiano escolar para a formação de um profissional crítico-reflexivo.  Potencializar espaços de partilhas de experiências docentes entre profissionais da educação e licenciandos  

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didáticos-pedagógicos que ocorrem nas aulas de ciências/física no ensino fundamental. Planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas de ensino de ciências/física no ensino fundamental. Regência de aulas por meio do uso de diferentes estratégias de ensino. Avaliação do ensino e da aprendizagem em ciências/física. Análise crítica da intervenção desenvolvida no contexto escolar. Atividades de extensão: formação continuada de professores de ciências na perspectiva de análise crítica e reflexiva de práticas pedagógicas envolvendo conhecimentos físicos no ensino fundamental. A carga horária para estas atividades de extensão deve ser 35 horas.

Bibliografia
CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES, M.E.; REY, R.C. Ciências no ensino fundamental : o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação : Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M.   A Pesquisa na formação e no trabalho docente . Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 

Bibliografia Complementar
BRICIA,V..; CARVALHO, A. M. P. Competências e Formação de docentes dos anos iniciais para educação científica. Ensaio, v.18, n.1, p.1-22, 2016. CAPECCHI, M. C. V. M. ; CARVALHO, A. M. P. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 171-189, 2000. DELIZOICOV, N. C.; LOPES, A. R. L. V.; ALVES, E. B. D. Ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental: características e demandas no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Atas... Bauru: ABRAPEC, 2005. Disponível em: www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/doc/p348.doc. Acesso em: 26/09/2016 LIMA, M. E. C.  C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio , v.8, n.2, p.184-198, 2006. OLIVEIRA, C. M. A.; CARVALHO, A. M. P. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência e Educação , Bauru, v. 11, n. 3, p.347-366, 2005. SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , v. 10 n. 2, 2010.
Carregando...