Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado III ( SEA15292 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
  Potencializar espaços  de partilhas de experiências entre docentes e licenciandos para reflexão sobre/na ação docente.   Desenvolver estudos teóricos sobre os espaços de educação não formal. Possibilitar aos estudantes experiências  no campo da educação não formal.   Elaborar e executar ações que estabeleçam uma articulação entre educação formal e educação não formal.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem em espaços educativos não formais relacionados a Física. Planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas que articule contextos escolares e não escolares. Regência de aulas no contexto escolar por meio do uso de sequências didáticas que articule atividades da educação não formal e formal no ensino de Física. Análise crítica da intervenção desenvolvida na interface escola e educação não formal. Atividades de extensão: formação continuada dos professores supervisores na perspectiva da análise crítica e reflexiva da prática pedagógica  no contexto da educação não formal . A carga horária para estas atividades de extensão deve ser 30 horas.

Bibliografia
CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a escola .  8a Ed. Petrópolis: Vozes, 2012. CUNHA, M. I. O Bom Professor e sua Prática . Campinas: Papirus, 1989. GOHN, M. G.  Educação não formal e o educador social : atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010

Bibliografia Complementar
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação : Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão , Uberlândia, v. 7, 2008. MARANDINO, M. Interfaces na relação museu-escola. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v.18, n.1, p.85-100, 2001. MASSARANI, L. Diálogos & Ciência : mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. NASCIMENTO, S. S.; COSTA, C. B. Um final de semana no zoológico: Um passeio educativo? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências , vol. 04, n.1, 2002.
Carregando...