Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II ( SEA15291 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
Desenvolver estudos teóricos da área de ensino de Física.   Analisar e estabelecer concepções sobre o planejamento, currículo, os diversos recursos de ensino e os processos experimentais.   Potencializar as atividades de coparticipação e de intervenção em aulas de Física na educação básica.   Potencializar espaços de partilhas de experiências entre docentes e licenciandos para reflexão sobre/na ação docente.

Ementa
Diagnóstico e intervenção no contexto escolar. Planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas de ensino de física no ensino médio. Análise e produção de recursos didáticos. Regência de aulas por meio do uso de diferentes estratégias de ensino. Avaliação do ensino e da aprendizagem em física. Análise crítica da intervenção desenvolvida no contexto escolar. Atividades de extensão: formação continuada dos professores supervisores na perspectiva da análise crítica e reflexiva da prática pedagógica . A carga horária para estas atividades de extensão deve ser 25 horas.

Bibliografia
COELHO, G. R.. Estagio Supervisionado I . Vitória: GM Gráfica e Editora, 2011. 123p   DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências : fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. ZABALA, A. A prática educativa : como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Bibliografia Complementar
AMBRÓZIO, R. M. Uma intervenção educacional com enfoque no ensino por investigação: abordando as temáticas termodinâmica e Óptica . 2014. 88f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, Vitória, 2014. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Física . São Paulo:  Cortez, 1991. DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M.   A Pesquisa na formação e no trabalho docente . Belo Horizonte: Autêntica, 2002.   GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores . VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2012. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/fp/fppdf/guimaraes_giordan-enpec-2012.pdf. Acesso:26/09/2016. TERRAZAN, E. A.; SILVA, A. A. e ZAMBON, L.B.. Avaliando planejamentos didáticos para o ensino de Física . Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VII, Florianópolis, SC, 2009. IN Atas. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1138.pdf. Acesso 26/09/16. SILVA JUNIOR, J. M. A construção de Conhecimentos Científicos nas Aulas de Física Utilizando Atividades Investigativa s. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória 2015. SOUZA, D. R. JR.. O ensino de eletrodinâmica em uma perspectiva investigativa: analisando os desdobramentos sobre a aprendizagem dos estudantes . 2014. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, Vitória, 2014.
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