BASTOS, F.; NARDI, R. Formação de Professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências . São Paulo: Escrituras, 2008
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v.19,n. 3,p.291-313, 2002.
BORGES, A. T.; BORGES, O.; VAZ, A. Os planos dos estudantes para resolver problemas práticos. Revista Brasileira de Ensino de Física , v. 27, n. 3, 2005.
CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P.; Ensinar a ensinar : Didática para a escola fundamental e Média. São Paulo: Thomson Learning, 2001.
CARVALHO, A.M.P.; SASSERON. L.H. Alfabetização científica : Uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciencias, 2011, v. 16(1), p. 59-77.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação . 2003. Jan-Abr, p. 89-100
LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação . Bauru, v. 9, nº 2, p. 247-260, 2003.
MUNFORD, D; SOUTO, K. C. N.; COUTINHO, F. A. A etnografia na sala de aula e estudos em educação em ciências: contribuições e desafios para investigações sobre ensino e aprendizagem na educação básica. Investigações em Ensino de Ciências , v. 19, n. 2, p. 263-288, 2014.