Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Filosofia da Ciência ( SEA15286 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Proporcionar aos discentes um panorama histórico que permita uma compreensão do desenvolvimento do pensamento cientifico-filosófico no Ocidente em suas mais diversas nuances e momentos e sua importância e impacto na contemporaneidade.

Ementa
O problema da aceitação das teorias científicas. Formas do realismo científico. A relação entre teoria e fato. O critério da verdade na ciência. As noções de verificação, confirmação, corroboração, falseamento. As lógicas indutivas. O progresso da ciência. Progresso cumulativo versus revoluções científicas. As explicações científicas. Modelos de explicação científica. A abordagem pragmática. Física e metafísica no pensamento antigo. Metafísica e lógica no pensamento antigo. A matematização do real. O surgimento moderno. A ciência clássica. A criação da lógica-matemática e suas consequências para o pensamento moderno. A crise da razão. O paradigma não-clássico da ciência.

Bibliografia
·        MURTA Claudia, Filosofia da Ciência, Vitória, EDUFES, 2010. ·        ALVES, R.. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e a suas regras. Editora Loyola, 2000. ·        CHALMERS A. F. O que é Ciência Afinal? Ed Brasiliense. 1993.

Bibliografia Complementar
·        Durant, W.. A história da Filosofia. Editora Nova Cultural, 2000. ·        Resenhas sobre: KUHN, POPPER, LAKATOS, FEYERABEND, BACHELARD. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/issue/view/391. Acesso em Dez 2013. ·        WILSON, E.O.. Naturalista. Ed. Nova Fronteira, 1994. ·        ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos: aspectos da revolução científica. Unesp, 1992. ·        OMNÈS, Roland. Filosofia da ciência contemporânea. Unesp, 1996.
Carregando...