Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica no ensino de Física III ( SEA15285 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolver experimentos de eletromagnetismo e elaborar plano de atividades didáticas para a sua utilização em sala de aula, em conjunto com outros recursos instrucionais (vídeos, simulações, aplicativos, plataformas digitais, entre outros), tendo como base pressupostos teóricos de ensino e aprendizagem.

Ementa
Abordagens de tópicos e assuntos da Física em sala de aula no Ensino Médio (70%) e Ensino Fundamental (30%), com utilização de experimentos e tecnologias da informação e comunicação, baseadas nas perspectivas do ensino de física por investigação e da Motivação. Perspectivas de sala de aula e no laboratório baseadas nos resultados da pesquisa sobre as Concepções Alternativas, Concepções Espontâneas ou Concepções Intuitivas no ensino de Física. Análise crítica da ação docente e o papel do professor na pesquisa, na produção e socialização do conhecimento sobre material desenvolvido.  Atividades de extensão: Formação continuada de professores supervisores de disciplinas de Estágio Supervisionado ou de outros que manifestem interesse em participar destas atividades, na perspectiva de articulação e desenvolvimento de novas abordagens para o ensino de Física. A carga horária destas atividades será de 15 horas.

Bibliografia
·         AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 19-33. ·         CARVALHO, A. M. P. (org) Ensino de Ciências por investigação: Condições para Implementação na Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. ·         BORUCHOVITCH E., BZUNECK J. A. e GUIMARÃES S. Motivação para Aprender: Aplicações no Contexto Educativo. Ed: Vozes. Petrópolis – RJ. 2010. ISBN: 9788532639349

Bibliografia Complementar
·         BORUCHOVITCH E., BZUNECK J. A. A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea.  Ed: Vozes. Petrópolis – RJ. 2009. ·  GASPAR A. Atividades experimentais no ensino de física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotski. Editora Livraria da Física. São Paulo – SP. 2014. ·         JUNIOR, P. O. M. O V de Gowin no Laboratório Estruturado de Física: Um Estudo Exploratório em Uma Disciplina de Física Experimental de Graduação em Física. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. 2010. Disponível em www.cce.ufes.br/ppgfis ·         MOREIRA M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. Ed. Livraria da Física. São Paulo – SP. 2011. ·         MOREIRA M A e LEVANDOWSKI C E. Diferentes Abordagens ao Ensino de Laboratório. Editora da Universidade – POA. 1983. ·         FEYNMAN, Richard P., Leighton, Robert B. e Sands, Mattthew. Lições de Física de Feynman. Volumes 1, 2 e 3. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008. ·        BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19,n. 3,p.291-313, 2002. ·        FERRACIOLI, L. O “V” Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação. Didática Sistêmica, v.1, p.106-125. 2005. Disponível no endereço: www.redisis.furg.br. ·         Artigos de Congressos e Revistas da área de Pesquisa em Ensino de Física. ·         Dissertações de Mestrado do Programa de  Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Disponíveis em http://www.ensinodefisica.ufes.br/pos-graduacao/PPGEnFis. Acesso em Dez de 2013.
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