Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Física IVA - Ondas Eletromagnéticas e Ópticas ( SEA15272 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
· Apresentar os conceitos básicos envolvidos no estudo das ondas eletromagnéticas e da ótica; · Conhecer as aplicações práticas das ondas eletromagnéticas e da ótica na vida cotidiana; · Saber aplicar os conceitos das ondas eletromagnéticas e da ótica na resolução de exercício e problemas relacionados.

Ementa
 O modelo da propagação geométrica da luz: a luz como um raio luminoso; formação de imagens; lentes; espelhos planos, côncavos e convexos. As características ondulatórias da luz: reflexão, interferência, refração, difração e polarização da luz. Ondas eletromagnéticas: propagação de ondas eletromagnéticas; antenas. O espectro de ondas eletromagnéticas: cor. As radiações eletromagnéticas e o meio ambiente. 

Bibliografia
·         NOGUEIRA José Alexandre, Física IVA – Ondas Eletromagnéticas e Óptica, Vitória, EDUFES, 2010. ·         HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física 4. 9a edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora (LTC), 2012. ·         SEARS, Francis W.; ZEMANSKY, Mark W.; FREEDMAN, Roger A.; YOUNG, Hugh D.. Física IV. 12a edição. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2009.

Bibliografia Complementar
·         Tipler, Paul. Física. Volume 2. 6a edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora (LTC), 2012. ·         NUSSENZVEIG, Hersh M.. Curso de Física Básica. Vol 3 e 4. 6a edição. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. ·         CARDOSO E M. Apostila Educativa Radioatividade. Publicação Interna da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Disponível em: http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/radio.pdf. Acesso em Junho de 2014. ·         MOREIRA M A e LEVANDOWSKI C E. Diferentes Abordagens ao Ensino de Laboratório. Editora da Universidade – POA. 1983. ·         JUNIOR, P. O. M. O V de Gowin no Laboratório Estruturado de Física: Um Estudo Exploratório em Uma Disciplina de Física Experimental de Graduação em Física. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. 2010. Disponível em www.cce.ufes.br/ppgfis ·        BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n. 3,p.291-313, 2002. ·        TAVOLARO, C.R.C. & CAVALCANTE, M.A. Física Moderna Experimental. Manole. 2003.  ·         HEWITT, Paul G. FÍSICA Conceitual. 11a edição. Porto Alegre: Bookman Editora, 2011. ·         NUSSENZVEIG, Hersh M.. Curso de Física Básica 1 – Mecânica. 6a edição. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. ·         ALONSO M. e FINN e. J. Física: Um Curso Universitário. Volumes 1 e 2. 2a edição. São Paulo: Edgard Blücher. 1972.
Carregando...