Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminários Integrados de ensino, Pesquisa e Extensão II ( SEA15270 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Vivenciar a pesquisa em ensino de Física na sala de aula elaborando atividades no polo. Ampliação e aperfeiçoamento da língua portuguesa e da capacidade comunicativa, oral e escrita.

Ementa
Iniciação à Pesquisa e Estruturação de Experimentos com abordagem e foco em Espaços não Formais, Feiras de Ciências, entre outros e avaliação e reflexão no contexto escolar e extra escolar.

Bibliografia
·         ZANDOMENICO J. M. Como Estruturar uma Feira Científica na Escola. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em Ensino de Física da UFES, No Prelo. 2014. Será disponibilizada em : www.ensinodefisica.ufes.br. ·         DAMASIO, F.; TAVARES, A. Perdendo o medo da radioatividade: pelo menos o medo de entendê-la.Campinas: Editora Autores Associados. (2010). ·         DAMASIO, F.; TAVARES, A. A Divulgação Científica do Tema da Radioatividade Fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V3(1), pp. 23-34, 2013.

Bibliografia Complementar
·         MOREIRA M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. Ed. Livraria da Física. São Paulo – SP. 2011. ·         FEYNMAN, Richard P., Leighton, Robert B. e Sands, Mattthew. Lições de Física de Feynman. Volumes 1, 2 e 3. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008. ·         Artigos de Física aplicada na Escola de revistas tais como: Física na Escola, Cadernos Brasileiros de Ensino de Física e Revista Brasileira de Ensino de Física. ·         Artigos de Física aplicada na Escola de Congressos tais como: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Simpósio Nacional de Ensino de Física. ·         Dissertações e Teses da área de Ensino de Física
Carregando...