BORUCHOVITCH, E. e BZUNECK, J.A.. A motivação do aluno: Contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.
AQUINO J.G. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno. São Paulo: Summus, 1996.
_______.(org.) Indisciplina da escola: alternativas teóricos práticas. São Paulo: Summus, 1996.
_______.(org.) Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
CARRETERO, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre, Artes Médicas: 1997.
CARVALHO, J.S.F. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
COLL, C.; PALÁCIOS J.; MARCHESI A (orgs). Desenvolvimento Psicológico e Educação Vol. 1 e 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLL, C. et al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Cunha, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FOULIN J.N. ; MOUCHON S. Psychologie de l´education. Paris: Éditions Nathan, 1998.
LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M.K.; DANTAS H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus, 1992.
_______. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 2000.
MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
PÉREZ GÓMEZ, A.I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
PERRENOUD P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.