Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Pedagógicos e Metodógicos para o ensino e a Pesquisa em EaD ( SEA15242 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
1. Discutir as transformações ocorridas nos processo educativos que envolvem alunos , docentes e conteúdos  em contextos técnicos/tecnológicos. 2.  Problematizar vídeos e textos  com o objetivo de trazer à discussão alguns fundamentos do fazer educacional em contextos técnicos/tecnológicos.

Ementa
O ensino e a aprendizagem na modalidade EAD. O ambiente digital de aprendizagem e as ferramentas tecnológicas do ensino a distância. A interatividade, a pesquisa no ambiente digital de aprendizagem.

Bibliografia
·     ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, 2003. ·          BELLONI, M. L. Educação a distância. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. ·          MURTA C. Fundamentos Estruturais e Pedagógicos da EAD, Vitória, EDUFES, 2010

Bibliografia Complementar
·          BELLONI, M. L. Educação à Distância. São Paulo: Autores associados, 1999. ·          DEMO, P. A. Educação do futuro, futuro da educação. São Paulo: Autores Associados, 2005. ·          LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009. ·          MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Education, 2007. ·          NISKIER, A. Educação à distância: a tecnologia da esperança. São Paulo: Loyola,1999. 
Carregando...