Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Informática Educativa no Ensino de Física ( SEA15262 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
1) Conhecer como os recursos da telemática (computadores, internet etc) podem ser usados para apoiar o processo de ensino-aprendizagem.  2) Articular recursos tecnológicos usados em cursos de EAD em atividades presenciais para aumentar a interação qualificada entre os agentes (professores, estudantes, monitores etc).

Ementa
A informatização da sociedade e o desafio da inclusão digital; definição; campo e métodos da informática educativa; tendências atuais da informática educativa; diferentes usos do computador na educação: tipos de software educativo (programas aplicativos; planilha eletrônica, pacotes estáticos, banco de dados; critérios e instrumentos para avaliação de softwares educativos). A informática nas escolas de ensino fundamental e médio; introdução ao uso do computador como ferramenta no ensino de áreas específicas de conhecimento.  Apresentação e discussão de programas computacionais para o ensino de ciências em um ambiente de sala de aula e de laboratório didático. Linguagens de autoria; processadores de texto e hipertexto, editores de conserware.

Bibliografia
·         MENEZES, Crediné Silva, AMORIM, Marcello Novaes, TAVARES, Orivaldo de Lira e CAMPANA, Vitor Faiçal. Introdução à Informática Educativa no Ensino de Física. Vitória: EDUFES, 2010. ·         MEIRELLES, Fernando de Souza. INFORMÁTICA. 2ª Edição. Editora Makron Books, 2005. ·         PÓVOA, M. Anatomia da internet: investigações estratégicas sobre o universo digital. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000.

Bibliografia Complementar
·         LASMAR, Tereza Jorge.  Usos educacionais da Internet: A contribuição das redes eletrônicas para o desenvolvimento de programas educacionais. Brasília: Faculdade de Educação, 1995. ·         HAAG, R.; ARAUJO, I. S..VEIT, E. A.. Por que e como introduzir aquisição automática de dados no laboratório didático de Física? Física na Escola, São Paulo, v. 6, n.1, p. 89-94, 2005. ·         MORAES, M. C. Informática Educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Brazilian Journal of Computers in Education, 1997. ·         VALENTE, J. A.; DE ALMEIDA F. J. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Brazilian Journal of Computers in Education, 1997. ·         VALENTE J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, 1999 - usuarios.upf.br
Carregando...