Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Filosofia da Ciência ( SEA15037 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a íntima conexão entre Filosofia e Educação;  Refletir acerca da importância do estudo de Filosofia e da Filosofia da Educação para a formação do educador e a necessidade do conhecimento filosófico na prática educativa;  Expandir a reflexão acerca do conhecimento filosófico nas concepções educativas dialéticas;   Identificar os pressupostos filosóficos que fundamentam as várias teorias e práticas pedagógicas;   Incentivar o futuro educador, a partir da reflexão-ação, a uma práxis pedagógica libertadora. 

Ementa
 Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o mundo. A articulação das reflexões filosóficas com os avanços científicos nas áreas que são objeto de estudo do curso. A explicitação dos pressupostos dos atos de educar, ensinar e apreender em relação às situações de transformação cultural da sociedade. A Práxis educativa contemporânea.

Bibliografia
ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.  GHIRALDELLI JR. P. O que você precisa saber em filosofia da educação. Rio de Janeiro: DPA, 2001. SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores associados, 2013.

Bibliografia Complementar
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo. Moderna, 2006.  COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15ed. São Paulo: Saraiva, 2000. KUIAVA, Evaldo Antônio et alli (Orgs.). Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí; UNIJUI, 2008  MANACORDA. Mário. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 2010. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Filosofia da Educação: Reflexões e Debates. 2 ed. Petrópolis, Vozes, 2011.PLATÃO. A República. São Paulo: Martin Claret, 2000. 
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