Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Ciências ( SEA15032 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
8

Objetivos
Acompanhar e atuar no cotidiano de escolas de ensino fundamental, buscando a reflexão fundamentada sobre as práticas escolares; Planejar, organizar e executar atividades diversificadas e contextualizadas no ensino de Ciências empregando os diversos recursos didáticos disponíveis na escola, valorizando o contexto sócio-cultural dos alunos e da comunidade.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem no Ensino Fundamental. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização de conteúdos, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos.

Bibliografia
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. DELIZOICOV, D. ;ANGOTTI,J.A.;PERNAMBUCO,M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3ed. São Paulo: Cortez, 2009. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes. 2010.

Bibliografia Complementar
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 2ª Ed. Campinas, SP. Autores Associados. 1997. LA TAILLE, Y. Limites: três dimensões educacionais. 3ed. São Paulo: Ática, 2006. NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de educación, 2009, 350: 203-218. NÓVOA, A. Profissão professor. 2ed. Porto: Porto Ed., 2008. PEREIRA, J.C.; ZEICHENER, K.M (org). A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
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