Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práticas como Componente Curricular III ( SEA15007 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
80
Número de Créditos:
2

Objetivos
Promover reflexões sobre temas relacionados à projetos de pesquisa em educação, com auxílio do professor coordenador da disciplina; Desenvolver habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento e execução de atividades práticas acadêmicas de cunho científico-culturais; Compreender as funções do projeto de ensino para a área de ciências naturais; Incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas, dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a sua formação humana e profissional, sendo consideradas práticas pedagógicas: atividades interventivas em sala de aula; atividades na forma de seminários, minicursos e oficinas sobre temas específicos da área de biologia, que podem estar voltados para alunos e comunidade escolar ou, ainda, grupos de educação não-formal; estudos de caso, como projetos de investigação do processo ensino-aprendizagem e suas especificidades, na busca de compreender possíveis fragilidades do processo, contribuindo com sugestões e soluções de problemas; e atividades de monitoria, com acompanhamento do trabalho de educadores em grupos de ensino fundamental e médio.

Ementa
Docência, pesquisa e projetos de ensino. A atividade de pesquisa na educação básica. Articulação do projeto com as experiências desenvolvidas ao longo do curso nas diversas disciplinas cursadas. Atividade de Pesquisa: O professor-pesquisador em sala de aula. Atividade de Extensão: Elaboração de pré-projeto de ensino.

Bibliografia
ANDRÉ, M. E. D. A. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 143 p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p. POZO, J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. Á. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296 p.

Bibliografia Complementar
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. -. São Paulo: Pioneira, 1999. 203p. BASTOS, L. R. et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 222 p. BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 516 p. CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2004. 154 p. MENDES SOBRINHO, J. A. C. (Org.). Práticas pedagógicas em ciências naturais: abordagens na escola fundamental. Teresina, PI: EDUFPI, 2008. 205 p
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