Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Práticas como Componente Curricular II ( SEA15006 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
80
Número de Créditos:
2

Objetivos
Promover reflexões sobre temas relacionados à utilização de espaços não formais no ensino de Ciências e Biologia, com auxílio do professor coordenador da disciplina; Desenvolver habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento e execução de atividades práticas acadêmicas de cunho científico-culturais; Incentivar o aluno a participar de experiências diversificadas, dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a sua formação humana e profissional, sendo consideradas práticas pedagógicas: atividades interventivas em sala de aula; atividades na forma de seminários, minicursos e oficinas sobre temas específicos da área de biologia, que podem estar voltados para alunos e comunidade escolar ou, ainda, grupos de educação não-formal; estudos de caso, como projetos de investigação do processo ensino-aprendizagem e suas especificidades, na busca de compreender possíveis fragilidades do processo, contribuindo com sugestões e soluções de problemas; e atividades de monitoria, com acompanhamento do trabalho de educadores em grupos de ensino fundamental e médio; Promover o conhecimento dos espaços não formais como potencializadores do processo de ensino-aprendizagem das ciências e da biologia.

Ementa
O ensino de Ciências e Biologia utilizando espaços não formais. Ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs, empresas e outros espaços não formais. Atividade de Pesquisa: Investigação acerca dos espaços não formais de educação. Atividade de Extensão: Elaborar atividade de ensino em espaço não formal de educação.

Bibliografia
A RANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. 167 p. GOHN, M.G. Educação Não-Formal e Cultura Política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 1999.  MENDES SOBRINHO, J. A. C. (Org.). Práticas pedagógicas em ciências naturais: abordagens na escola fundamental. Teresina, PI: EDUFPI, 2008. 205 p.

Bibliografia Complementar
CHAGAS, I. Aprendizagem não formal/formal das ciências: relações entre museus de ciência e escolas. Revista de Educação, v. 3(1), 51-59, Lisboa, 1993. CRESTANA, S. Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência. Silvério Crestana (coord.) São Paulo. Editora Livraria da Física, 2001. 676 p. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4º edição. Cortez Editora, 2011, 364 p. GUIMARÃES M.; VASCONCELLOS M. M. N. Relações entre Educação Ambiental e Educação em Ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação – Educar, Editora UFPR, Curitiba, nº 27, p. 147-162, 2006. VERCELLI, L. A. Educação não formal: campos de atuação. 1 º edição. Paco Editorial, 2014, 208 p.
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